Mais de 400 pacientes não comparecem a consultas médicas em Garibaldi
Levantamento é apresentado pela Secretaria de Saúde e se refere a maio
A saúde da comunidade garibaldense é uma preocupação da administração pública. Para isso, são oferecidas, mensalmente, cerca de 2,6 mil consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além das disponibilizadas no Pronto Atendimento Médico (PAM).
A ausência dos pacientes nos serviços agendados, no entanto, é uma realidade preocupante no município. Assim como nos meses antecedentes, em maio, mais de 400 pacientes não comparecem às consultas agendadas nas UBSs da cidade, entre consultas médicas de clínico geral, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicólogos, dentistas, entre outros, chegando a 20% dos atendimentos agendados.
Ausências nas consultas no mês de maio de 2018:
UBS Central
Clínico geral: 33 faltas
Ginecologista: 17 faltas
Dentistas: 54 faltas
Neuropediatra: 1 falta
Psiquiatra: 21 faltas
Psicólogas: 36 faltas
Assistente social: 12 faltas
Total: 174 consultas
UBS São Francisco
Clínico geral: 44 faltas
Ginecologista: 16 faltas
Dentista: 28 faltas
Pediatra: 5 faltas
Total: 93 consultas
UBS Chácaras/Vale dos Pinheiros
Clínico geral: 31 faltas
Psicóloga: 3 faltas
Pediatra: 13 faltas
Ginecologista: 12 faltas
Coleta de citopatológico: 13 faltas
Dentista: 18 faltas
Total: 90 consultas
UBS Santa Terezinha
Clínico geral: 36 faltas
Fisioterapia: 10 faltas
Dentista: 9 faltas
Ginecologista: 3 faltas
Dermatologista: 1 falta
Total: 59 consultas
A falta de interesse dos pacientes pelos serviços revela um descaso pela própria saúde, ao serviço público e à comunidade, como lembra a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes. É lamentável que as pessoas não compareçam aos atendimentos agendados, diz Simone, tirando lugar de alguém que realmente necessitaria.
Reforça que as pessoas comuniquem às UBSs se não puderem comparecer às consultas, pois outro paciente pode ser chamado. Para orientar a comunidade, há cerca de dois anos a Secretaria da Saúde publica o material informativo “Etiqueta do Paciente”, em que é solicitado que o usuário avise na UBS caso não possa comparecer.
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