62 hospitais receberão kits entubação doados
O Exército confirmou que 62 hospitais em 47 municípios gaúchos receberão, a partir de terça-feira (20), os remédios do kit entubação, que estão em nível crítico em unidades de saúde do Rio Grande do Sul. A carga parte logo cedo, às 7h30min, em viaturas do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. A definição dos locais contemplados foi feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os remédios são essenciais para que os pacientes entubados em tratamento da covid-19 não acordem ou sintam dores agudas durante o tratamento. Os medicamentos também são usados em outros procedimentos médicos, mas com o aumento de casos de coronavírus houve alta demanda em hospitais. No sábado (17), o Rio Grande do Sul recebeu 124 ampolas de remédios em uma doação da mineradora Vale ao Ministério da Saúde. Os medicamentos recebidos são Fentanila (analgésico), Propofol (anestésico), Midazolam (sedativo) e Besilato de Cisatracúrio (bloqueador neuromuscular). Ao todo, 22 tipos de substâncias foram solicitadas ao ministério.
Na última semana, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, classificou a situação em hospitais como "desesperadora". Já após a doação, ela declarou que os itens representam um alívio temporário. Também adiantou que devem durar de 10 a 15 dias.
O governo do Estado trabalha com a perspectiva de importação de medicamentos – com compra direta no mercado internacional – e abriu um pregão eletrônico para adquirir alguns itens.
Pela região os hospitais contemplados são
Hospital Tacchini — Bento Gonçalves
Hospital Pompeia — Caxias do Sul
Fundação Universidade de Caxias do Sul — Caxias do Sul
Hospital Virvi Ramos — Caxias do Sul
Hospital Beneficente São Carlos — Farroupilha
Hospital Beneficente São Pedro — Garibaldi
Hospital Arcanjo São Miguel — Gramado
Comentários