Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Slow Food Primeira Colônia Italiana traz grandes aprendizados da Itália

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Comitiva trocou experiências e conhecimento de formas de produção com o Slow Food Territori del Cesanese

Foto: Divulgação

Treze integrantes do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana participaram de um gemelaggio (palavra italiana que define um intercâmbio cultural, econômico e político) com o Convivium Slow Food Territori del Cesanese da região de Lazio, na Itália. A comitiva brasileira, proveniente dos municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, conheceu formas de produção, manejo e participou de oficinas práticas nos 15 dias em território europeu.

A associada do grupo local,  Luana Tusset, que reside na Itália e também participa das atividades do Slow Food Territori del Cesanese, foi a organizadora do gemelaggio, que teve como principal anfitriã a líder do convivium italiano, Francesca Litta. Os integrantes ficaram hospedados no Agriturismo La Poledrara, localizado em Paliano e administrado por Francesca, e tiveram a oportunidade de visitar diversas cidades da região.

O grupo brasileiro, formado por nutricionistas, chefs de cozinha, agricultores, produtores de vinho, proprietários de restaurantes e pessoas interessadas nos princípios do movimento - que surgiu em solo italiano-, conheceu e participou de diversas atividades práticas. Entre elas, destaca-se a produção de vinhos, a extração do azeite de oliva, a colheita do açafrão, a elaboração de queijos, o processo de obtenção de cervejas artesanais, o cultivo de feijões, a degustação de mel e a confecção de biscoitos típicos, todas atividades vinculadas ao movimento Slow Food.

Além disso, houve a participação em eventos como o Slow Beans (encontro de produtores de feijões nativos protegidos pelo Slow Food) e Mercado da Terra (espécie de feira que reúne produtores vinculados ao movimento). Antes da volta ao Brasil, o grupo teve, ainda, a oportunidade de integrar uma reunião do Slow Food Jovem de Roma.   De acordo com a nutricionista Bruna Mara Postingher, após a experiência, o grupo volta ao Brasil repleto de ideias e muita motivação para dar continuidade às atividades e trazer novidades para as atividades do Convivum Slow Food Primeira Colônia Italiana.

Ainda como fruto do gemelaggio, em 2016, coordenado e articulado pela líder do grupo local e secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, integrantes dos conviviuns italianos virão para a Serra Gaúcha. Ivane reforça a honra em estabelecer a parceria com a Itália.  “Nosso agradecimento a todos que receberam nosso grupo na Itália, propiciando vivências significativas, contribuindo com a compreensão do movimento que se pauta no alimento bom, justo e limpo. Experiências internacionais são fundamentais para ampliar a visão de mundo e tenho certeza que os participantes irão aplicar, em nosso território, muito do aprendizado adquirido”, acredita.

Entre as próximas atividades do grupo local estão a participação da sessão da câmara de vereadores de Garibaldi na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, com a apresentação do projeto “Eu Sou Orgânico”, lançado no mês de outubro. Para dezembro, está programada a produção e venda de pizzas orgânicas, no dia 14, durante o Natal Borbulhante, evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais