Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Secretária de Saúde fala sobre os atendimento nos postos de saúde

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Simone Agostini de Moraes anuncia que a partir de maio os agendamentos serão por telefone

Foto: Divulgação

A secretária Municipal de Saúde, Simone Agostini de Moraes, em participação da Unidade Móvel da Rádio Garibaldi que registrou na última sexta-feira, a formação de filas em frente aos postos de saúde, diz que esta situação de falta de médicos é temporária e a prefeitura está tomando todas as providências para regularizar a situação.

No grupo de profissionais que atuavam nos postos, ocorreu a baixa de quatro médicos, sendo três do Programa Mais Médicos para o Brasil e um servidor de carreira.

Em alguns postos os profissionais já foram substituídos e em outros será aumentada a carga horária de alguns médicos. Segundo a secretária, nos postos são ofertadas 745 consultas semanais eletivas e de 130 a 150 consultados por dia nas emergências no PAM.

Simone diz que em função das filas nas sextas-feiras para agendamento de consultas e exames que estão se formando,  a partir de maio haverá alteração da estratégia, sendo que os agendamentos serão feitos por telefone. As pessoas deverão ligar no posto de referência de sua residência às sextas-feiras. Caso não forem preenchidas todas as consultas da semana, no posto também serão recebidas ligações nos demais dias da semana.

Outra dificuldade relatada pela secretária se refere a ausência nas consultas agendadas que continuam a acontecer, prejudicando todo um sistema e também aqueles que realmente necessitam de atendimento.

(entrevista completa no site da Rádio Garibaldi)

Vereadores aprovam acrescentar mais horas para Médico Clínico Geral- Devido a saída de quatro médicos do atendimento nos postos de Saúde, sendo três do Programa Mais Médicos para o Brasil e um servidor de carreira, a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de tentar suprir a demanda deixada por estes profissionais de forma temporária até que seja realizado concurso público ou outras alternativas enviou um projeto em forma de urgência para votação na Câmara.

Durante a sexta-feira, os vereadores votaram o projeto, em sessão extraordinária, acrescentando a quantidade de horas mensais para a especialidade de Médico Clínico Geral, em mais 400, além das 1.128 que eram permitidas em lei.

A prestação dos serviços médicos será para as Unidades Básicas de Saúde e PAM. O projeto foi aprovado por unanimidade. A vereadora Rosani diz esperar que mais profissionais médicos sejam contratados para atender a demanda que é grande nos postos de saúde e PAM.

No concurso público lançado pelo município estão previstos cargos de médicos. A reposição no Programa Mais Médicos está se tornando mais difícil, em função de mudanças que foram anunciadas para este programa que visa atender municípios mais distantes e com poucos profissionais à disposição. No Mais Médicos o salário era pago pelo governo federal, sendo que o município ficava responsável pelo auxílio-moradia e alimentação destes profissionais.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais