Integrante do Leo Clube explica a campanha de doação de sangue e vice-prefeito se emociona ao falar de solidariedade
Todo sábado tem campanha
Em junho celebra-se o dia Mundial de Doação de Sangue. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.
Em Garibaldi, o Leo Clube e a Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem campanhas e cadastram doadores. Neste mês de junho, pela passagem do Dia Mundial de Doação de Sangue, em todos os sábados, ocorre a campanha, levando doadores ao Hemocentro em Caxias do Sul, sem custo. O programa Saúde e Bem-estar abordou este tema, conversando com Pietro Trombini do Leo Clube e trouxe o depoimento de Valério Mayer (vice-prefeito) como doador e experiência de receptor, quando seu filho necessitou de sangue. A ação conjunta tem como tema: “Compartilhe amor, doe sangue”. O processo de doação é rápido e simples, e o sangue doado é reposto pelo próprio organismo dentro de 24 horas através do consumo de água, diz Pietro O Leo Clube realiza há mais de 20 anos essa campanha.
Mayer é doador de sangue e teve sua primeira experiência quando sua mãe precisou deste componente. Ele teve uma segunda experiência, de pai que tinha um filho como receptor. Emocionado agradeceu a todos que naquela oportunidade foram solidários, pois mesmo durante a pandemia fizeram esse ato de amor. Infelizmente o filho veio a óbito devido a Leucemia.
“Eu vim dar meu depoimento de doador, ato que faço há muitos anos, mas não posso deixar de agradecer a Rádio Garibaldi que fez um programa com o meu filho que necessitava de sangue. A pandemia iniciou em fevereiro de 2020 e em maio e junho houve a necessidade de transfusão e era difícil encontrar pessoas que se dispusessem a correr o risco de fazer a doação, num momento de muito medo de contágio. Mas, as pessoas foram solidárias. Quero reiterar os meus agradecimentos e de familiares com relação a solidariedade que tivemos naquele momento. Eu chegava a fazer três viagens diárias e sempre que chegava no local de doação encontrava garibaldenses na sala de espera. Eu e minha família estávamos sempre na expectativa, pois meu filho dependia disso para o tratamento e jamais esqueceremos as pessoas queridas e o que isso significa de amor ao próximo”, conclui.
O doador regulador de sangue tem direito por lei a meia entrada em eventos culturais.
Próximas doações:
17/06/2023 – Saída 7h30min – 15 vagas
24/06/2023 – Saída 7h30min – 15 vagas
Como doar? Agende sua doação pelos telefones do Leo Clube Garibaldi, 99915-0424, ou da Secretaria Municipal da Saúde 3462-8265.
Comentários