Uso de máscara passa a ser facultativo em Carlos Barbosa
O uso de máscara de proteção individual em Carlos Barbosa passa a ser facultativo para todas as faixas etárias, em locais abertos ou fechados, de acordo com decreto nº 3.895, publicado nesta sexta-feira, 11/3 pelo prefeito Everson Kirch. Além de Carlos Barbosa, Vacaria e Caxias do Sul tomaram decisão do uso facultativo em locais abertos, porém fechados segue a obrigatoriedade.
O município levou em conta para a publicação do decreto, a ótima situação epidemiológica, com a diminuição sistemática de atendimentos Covid-19 nas unidades de saúde, a aplicação de 52.653 doses de vacinas na população adulta, perfazendo um percentual de 86,9% de barbosenses com a primeira dose e 83,8% com o esquema vacinal contra a covid-19 completo, ou seja dose única, segunda dose e dose de reforço.
O decreto pode ser revisto a qualquer momento, de acordo com a estratégia mais adequada ao enfrentamento da pandemia.
Permanece obrigatório, em Carlos Barbosa, o uso de máscara em estabelecimentos públicos ou privados de saúde, inclusive farmácias e laboratórios clínicos, tanto para trabalhadores de saúde como para pacientes, acompanhantes ou visitantes. Também é recomendada a utilização de máscaras em pacientes portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e pessoas que não tenham o esquema completo de vacina. Também não se aplica aqueles contaminados ou com suspeita de infecção do coronavírus.
Comentários