Secretária de Saúde fala do caso de reinfecção e sobre a participação de voluntários nos testes da vacina
Baixar ÁudioA informação do primeiro caso de reinfecção em Garibaldi divulgada no domingo, durante encontro do Comitê Municipal de Combate ao novo Coronavírus trouxe preocupação para saúde pública. A reinfecção não é tão comum, mas no mundo já se tem registrado esta situação. No caso da paciente de Garibaldi, a mulher de 48 anos havia contraído o vírus em agosto, fez teste de PCR que deu positivo e agora no final de novembro, passado quase três meses, a nova infecção.
A paciente, nos dois momentos, teve sintomas leves e já está recuperada e fora do isolamento. A secretária de Saúde, Diane Pascoaletto, disse que este fato já tem ocorrido inclusive na região e que a média de tempo entre o primeiro e o segundo episódio de covid-19 pode variar de 3 a 4 meses, tempo em que a pessoa vai perdendo os anticorpos, mas ainda são poucos casos da contaminação pela segunda vez.
Outro assunto tratado pela secretária é sobre a participação de profissionais de saúde de Garibaldi nos testes da vacina CoronaVac. Voluntários que estavam no perfil e que se propuseram a participar do estudo receberam a vacina e estão sendo monitorados. Os testes da CoronaVac estão na fase 3, a última antes da aprovação, e incluiu 13 mil voluntários em todo o país. Até agora, cerca de 10 mil já tomaram ao menos uma dose do imunizante. Eles participam destes testes através do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS.
Entrevista completa em ouça a notícia
Comentários