Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Mais de 11 mil atendimentos realizados pelo CVV no primeiro ano de existência

por Grasiela dos Reis

E neste sábado tem brechó no bairro São Francisco

Foto: Prefeitura Garibaldi

Com atuação nacional na prevenção do suicídio há mais de 50 anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) passou a contar com um posto de atuação em Garibaldi em fevereiro de 2017. Mantido pelo Núcleo de Apoio à Vida de Garibaldi – Naviga, o CVV conta com o apoio  Secretaria Municipal da Saúde.

A sala do CVV funciona junto ao Centro Administrativo. O órgão presta serviço voluntário de apoio emocional para todas as pessoas que queiram e precisam conversar e faz isso de forma respeitosa, sigilosa e gratuita, 24 horas, todos os dias do ano.

O atendimento é feito pelo número de telefone 188. As ligações são direcionadas por uma central telefônica ao posto disponível no momento para atendimento. Ou seja, quem ligar de qualquer ponto do Brasil pode ser atendidos pelos voluntários de Garibaldi. E quem ligar de Garibaldi será atendido por um voluntário de qualquer ponto do país. 

De acordo com a voluntária Quélen Lemes, o posto local recebeu 11.345 contatos, durante o primeiro ano, dos quais 6.929 foram apoios por telefone. Entre outras ocorrências, há um grande número de ligações desligadas: em um ano, foram 4.244, que corresponde a cerca de 38%. As desistências demonstram a dificuldade de se abrir e conversar que as pessoas enfrentam.

A voluntária Luiza  Caumo diz  que o  posto de Garibaldi conta com 25 voluntários que são de Garibaldi e de Carlos Barbosa e todos estão bem preparados para atender quem precisa.

Suzana Molinari que também é voluntária diz que as pessoas precisam ser ouvidas e este serviço vem oferecer um apoio a estas pessoas.  Ela aproveita para divulgar o  brechó que será realizado na Naviga, mantenedor do CVV, dia 7 de abril, para arrecadar fundos para a manutenção do centro. Doações de roupas, calçados, acessórios, bijuterias, livros, revistas e utensílios domésticos podem ser feitas no saguão da Prefeitura de Garibaldi e na floricultura Talyce. O brechó será no salão comunitário do bairro São Francisco, das 9h às 16h.

Acompanhe a entrevista na íntegra em escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais