Prefeito de Farroupilha vai publicar decreto para abertura do comércio
Também irá criar barreira sanitária em entradas da cidade
O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), prepara a publicação de um decreto que contraria a norma estadual no que diz respeito às restrições como forma de combate ao coronavírus. A medida permitirá abertura do comércio, da indústria e do setor de serviço.
O governo do Estado determinou na quarta-feira, dia primeiro de abril que o comércio em todo o Rio Grande do Sul fique fechado até o dia 15 de abril. Durante coletiva na quinta, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, disse que municípios que tomarem atitudes como essa poderão responder por crime sanitário. Claiton planeja construir o decreto municipal com o aval da Procuradoria-Geral do Estado.
Segundo o prefeito, o documento será publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira, dia 7. Claiton afirma que fará o chamado “isolamento humanitário”, proibindo que trabalhem funcionários acima dos 60 anos e doentes crônicos, que são do grupo de risco para a Covid-19. Além disso, será regrada, segundo ele, a quantidade de clientes e atendentes no comércio de acordo com o tamanho do imóvel para evitar aglomerações.
Outra medida prevista é a rotatividade nos funcionários que trabalham em cada dia. Naquele em que não trabalharem, a ideia é que façam testes para garantir que estão saudáveis. No entanto, o município conseguiu comprar apenas dois mil testes rápidos. Os serviços também serão autorizados a funcionar, inclusive os que exigem contato direto com os clientes, desde que os atendentes usem equipamentos de proteção individual – EPIs-, como máscara e luvas. Já as indústrias terão de reduzir em 30% o número de funcionários e respeitar a distância mínima de um metro entre eles no caso de uso de EPIs ou de dois metros sem EPIs.
A fiscalização será feita por uma equipe de 100 profissionais, segundo o prefeito. Claiton defende que a medida tem o objetivo de garantir a saúde mental. O decreto vai exigir também que toda a população use máscara. Segundo o prefeito as entradas da cidade pela Pedro Grendene, Barão do Rio Branco, Avenida Santa Rita e Julio de Castilhos contarão barreiras com o apoio da Brigada Militar. As outras entradas serão fechadas. -Disparei a compra de 50 testadores de temperatura. As pessoas com temperatura acima de 37,8 graus serão impedidas de entrar na cidade.
Comentários