Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Saiba o que é o Pravivis

por Grasiela dos Reis

Hospital São Pedro recebeu a certificação do programa

Alessandra Lussani Tedesco e Naiana Dalmas Langon
Foto: José Carlos Cichelero

O Hospital São Pedro de Garibaldi recebeu do Governo do Estado a certificação do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis), tornando-se referência na região da Serra Gaúcha.

Atualmente somente o São Pedro e o Hospital Geral  de Caxias do Sul estão certificados para  receber vítimas de violência para atendimento clínico e de atenção e cuidado psicológico. Desde 2015 que os profissionais estão preparados para atender estas pessoas que são crianças (meninos e meninas), jovens e mulheres.  Este programa visa um atendimento integral  do ser humano que fica com o corpo e alma machucados, quando ocorre qualquer tipo de violência. A psicóloga Alessandra Lussani Tedesco diz que, nestes dois anos do Pravivis, já foram atendidos 77 pacientes. Esses pacientes são da região. A enfermeira Naiana Dalmas Langon  diz que todo o atendimento é abreviado com os profissionais juntos no atendimento no hospital.  Quando o paciente chega para atendimento é administrado um protocolo que muda conforme a vítima. O primeiro contato é com enfermeiro e após com o médico. Se for criança é chamado o pediatra Cláudio Dalmas que faz parte deste programa. Mulher o atendimento passa pelo médico Rodrigo Jacob. Acompanhe a entrevista completa com as profissionais no link escute a notícia.

As vítimas podem procurar atendimento  direto no hospital. Quando o assunto é uma criança e adolescente é comunicado o Conselho Tutelar. Naiana lembra que a palavra-chave quando alguém estiver acompanhando ou mesmo a vítima no hospital é Pravivis. A partir daí há um isolamento de atendimento a esta pessoa que passa a receber toda a medicamentação. Mas é importante observar que toda esta profilaxia precisa ser administrada em seguida do fato para ter efeito. 

O atendimento no hospital no Pravivis é gratuito. Fazem parte da rede de proteção de Garibaldi: Promotoria, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e outros. Lembrando que os abusadores na grande maioria dos casos são pessoas próximas do convívio da criança, do jovem e da mulher.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais