Frei Alvaro Morés é o novo Ministro Provincial dos Freis Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul
Além do novo provincial, foram eleitos quatro conselheiros: Irineu Trentin, Evaldo Valdir de Freitas, Alceu Ferronato e Daison Fermino de Sá
Nesta quinta-feira (31), foi eleito o novo Ministro Provincial e os quatro conselheiros, durante o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, no Complexo Capuchinhos, em Vila Flores. Álvaro Morés foi eleito como Ministro Provincial pela terceira vez. Ele tem 59 anos, é sacerdote, formado em Filosofia e Teologia. Atualmente é Superintendente das redes da Tua Rádio e da Maisnova e Diretor da Editora São Miguel.
Morés assumirá o Governo Provincial pelos próximos três anos ao lado dos conselheiros: Vigário Irineu Trentin, 62 anos, foi reeleito e é fomado em Filosofia e Mestre em História da Igreja. Atualmente Diretor e professor da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).
O segundo Conselheiro, Frei Evaldo Valdir de Freitas, 57 anos, sacerdote, reeleito, formado em Teologia e Psicologia, trabalha na formação inicial da Província Gaúcha e atualmente é Mestre de Noviços em Vacaria.
O terceiro Conselheiro, Frei Alceu Ferronato, 63 anos, irmão leigo, formado em Teologia e Administração. Atuou no setor de economia, por dois triênios foi conselheiro provincial e atualmente é superintendente da Tua Rádio Veranense e Maisnova Termas da Longevidade, em Veranópolis.
O quarto Conselheiro, Frei Daison Fermino de Sá, 31 anos, irmão leigo, Mestre em Teologia e atualmente professor da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF). É Coordenador do Secretariado de Formação e reside em Canoas.
As atividades do Capítulo iniciaram na segunda-feira (28) e seguem até sexta-feira (1º), com a presença de 61 frades capitulares e convidados. Foram avaliadas as atividades realizadas no último triênio, bem como, as projeções para o novo governo.
O Ministro Frei Nilmar Carlos Gatto, que deixa o cargo, foi reconduzido como Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul em 2021 quando atuou ao lado do Vigário Provincial, Frei Evaldo Valdir de Freitas; segundo Conselheiro, Frei Claudelino Brustoli; terceiro Conselheiro, o Frei Álvaro Morés e o quarto Conselheiro, Frei Irineu Trentin.
Após a eleição, o novo Ministro realiza a primeira celebração eucarística. Na sexta-feira (1º), o dia será para convivência dos frades e reservado para tratar alguma pendência. Vale destacar que o Capítulo também é um tempo para analisar a vida dos freis e os elementos centrais na vocação franciscano-capuchinha, que são: a oração, o trabalho, a fraternidade, a minoridade e a pobreza.
Comentários