Morre Irmã Maria das Neves
A religiosa atuou por 17 anos como diretora da Escola Santa Inês em Garibaldi
Morreu nesta terça-feira, dia 31 de julho, aos 86 anos, na Casa de Nazaré da Congregação da Irmãs de São José em Caxias do Sul, onde morava nos últimos dez anos, a Irmã Maria das Neves Borghetti. Ela atuou por 17 anos como diretora da Escola Santa Inês em Garibaldi.
Durante sua vida, além de Garibaldi atuou como professora ou diretora em colégios da congregação nas cidades de Antônio Prado, Porto Alegre, Lagoa Vermelha e Concórdia. Exerceu ainda as funções de Assistente Provincial e de Superiora Provincial no período de 1975 a 1978. E em diversas comunidades onde residiu, coordenou a vida, a organização e a missão das Irmãs, ajudando-as, sobretudo, na vida de União com Deus e na vivência do Carisma de Comunhão.
“Era uma pessoa alegre, muito querida e que recepcionava os alunos com cantos”, lembra a garibaldense Roberta Corbelini que estudou no colégio Santa Inês. Ela também ajudava a animar as missas na Igreja Matriz.
Em 2002, completou 50 anos de Vida Religiosa Consagrada. E naquela oportunidade deixou uma linda mensagem, segundo relato das irmãs, quando disse: “Sejamos, cada dia, pessoas agradecidas, vivamos bem o momento presente, olhemos e deixemo-nos olhar pelas pessoas do Senhor Jesus na busca da concretização do Carisma da Comunhão”.
Mesmo com sua saúde debilitada, reunia forças para visitar os doentes do hospital Pompéia em Caxias do Sul e outros, levando-lhes o conforto da Palavra e da Eucaristia. Nos vários momentos em que a doença a visitou mais perto, sempre manifestou fé e segurança em Deus Pai.
O corpo está sendo velado na sala 3 das Capelas Cristo Redentor de Caxias do Sul, até às 8h desta quarta-feira, dia primeiro de agosto. Após será transladado para a sala 2 das Capelas Cristo Redentor de Garibaldi, onde às 9h30min será celebrada missa de corpo presente com posterior sepultamento no cemitério público municipal de Garibaldi, junto ao jazigo das Irmãs.
Comentários