Quinta-feira de celebração de Corpus Christi
Em Garibaldi novamente serão confeccionados os tapetes
Neste ano, 12 equipes irão confeccionar os 415 metros de tapetes, utilizando um total de 290 sacos de serragem colorida para a tradicional procissão de Corpus Christi.
A celebração inicia às 9h30min em frente a Igreja Matriz São Pedro, nesta quinta-feira, dia 31 de maio. O trajeto segue pelas ruas Dante Grossi, Julio de Castilhos, Buarque de Macedo e Doutor Carlos Barbosa.
De acordo com o pároco, Frei Jadir Segala, depois da Semana Santa esta é uma das principais datas da Igreja Católica com a participação da comunidade que se mobiliza para a organização do evento que vai desde a elaboração da liturgia, preparação da serragem e confecção dos tapetes com símbolos inspirados no lema: “Leigos em Missão na Família, Igreja e Sociedade”.
A arte que é expressa nos tapetes é confeccionada por diversas pessoas que se doam e demonstram a sua fé. Na organização estão algumas pessoas que vem executando este trabalho por décadas. Benito Montemaggiori, é um deles. Ele espera que o tempo colabore para que mais um ano os tapetes sejam confeccionados.
Danilo Furlanetto está há 30 anos auxiliando neste trabalho e diz que faz isso com muito prazer. Celso Lazzari diz que neste ano novos grupos se somaram para enfeitar as ruas. Francisco Furlanetto diz que primeiramente é feita o peneiramento da serragem para depois colorir.
Durante a procissão, os fieis são convidados a doar materiais de limpeza e leite em caixinha para os lares do FAC. Haverá pontos de coleta na rua.
Em caso de chuva, a celebração acontece no interior da Igreja Matriz São Pedro, sem a confecção dos tapetes coloridos.
Comentários