Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Inicia nesta quarta a Campanha da Fraternidade

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

Paróquia São Pedro realiza celebrações às 18h e 20h na Igreja Matriz de lançamento de campanha e Imposição das Cinzas

Foto: Divulgação

Há cinquenta anos, segundo Frei Aldo Colombo, ao sopro inovador do Vaticano II, surgiu a Campanha da Fraternidade como evangelização intensa no tempo de Quaresma. As primeiras campanhas visaram a organização interna da Igreja, depois os objetivos foram derivando para a realidade social e suas mazelas. O grande mandamento do Amor deve ser exercido também no tecido social.

Para 2017, a Igreja propõe o tema: Biomas Brasileiros e defesa da vida. O lema é mais abrangente: Cultivar a guardar a criação, colhido do Gênesis, na manhã da criação.

Ainda segundo Frei Aldo, o tema da ecologia, um dos angustiantes da humanidade, já foi abordado em outras campanhas da Fraternidade, de modo especial em 2004: Fraternidade e Água; em 2011: Fraternidade e vida no planeta e em 2016: Casa Comum, nossa responsabilidade.

O Papa Francisco, que ao assumir o nome, assumiu também as bandeiras de Francisco de Assis, em sua primeira encíclica – Laudato Si – convoca toda a humanidade a lutar pelo planeta Terra.

O tema deste ano leva em conta os “biomas brasileiros” em sua riqueza e fragilidade. Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. É uma paisagem que mostra uma unidade entre os diversos elementos da natureza.

Concretamente a Campanha da Fraternidade 2017 leva em conta os principais biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Cada um deles com sua exuberância original afetada pela ocupação humana. O bioma Pampa- o nosso – está sendo ameaçado e tem seus ecossistemas ameaçados.

O Agir da Campanha da Fraternidade propõe: promover o direito à vida e a cultura dos povos tradicionais que habitam o bioma. Entre as necessidades urgentes aponta: defender a biodiversidade animal e vegetal, necessidade de novos métodos de produção, sobretudo nas áreas do agronegócio e monocultura. Insiste ainda na necessidade de preservar e recuperar águas, rios e lagoas e exigir políticas públicas que regulamentem esta realidade.

A Paróquia São Pedro de Garibaldi celebra nesta quarta-feira na Igreja Matriz a Imposição de Cinzas e lançamento da Campanha da Fraternidade 2017 às 18h e 20h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais