Educação: "Ninguém aprende sem esforço"
A irmã Cláudia Chesini, que está radicada atualmente em Roma, fala de um encontro que teve com o Papa
A religiosa Cláudia Chesini que faz parte da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria é dedicada à educação em escolas. Ela atuou em vários colégios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e atualmente está em Roma/Itália aprofundando o conhecimento da Língua Italiana.
Foi irmã Cláudia que incentivou a habilitação da Escola Municipal Pedro Cattani junto ao Programa de Escola Associadas – PEA da Unesco. Ela que está em visita aos seus familiares em Vila Rica/Farroupilha recebeu a reportagem da Rádio Garibaldi, na tarde desta quarta-feira, 20/05, oportunidade em que parabenizou a escola de Garibaldi pela conquista da certificação. Também contou a sua experiência de um encontro que tratou da educação, do qual participou o Papa Francisco. Na ocasião, foi tratado sobre a tecnologia, sistemas de comunicação instantâneos e redes sociais para auxiliar os alunos com dificuldade.
Segundo ela, essa tecnologia veio para ficar e deve ser inserida em sala de aula como ferramenta para proporcionar o conhecimento. Mas, nada substitui o livro, a escrita e nem o esforço que o aluno terá que despender para aprender. Ele precisa fazer a sua parte e estudar.
Conforme ela, na comparação com outros países, o Sistema Educacional Brasileiro ainda precisa avançar bastante em relação a qualificação de alunos. Entende que isso se dará com mudanças na gestão, envolvimento de professores, das famílias e dos alunos.
Outro assunto que ela abordou foi a diversidade cultural que a Itália está convivendo com a presença de imigrantes. Ressalta que Garibaldi e região também estão vivendo uma nova realidade com o acolhimento de haitianos e senegaleses.
Comentários