Morre Padre Osmar Possamai
Religioso nascido em Coronel Pilar será sepultado em São Marcos
Aos 75 anos de idade, nossa região se despede de um padre que sempre quis saber um pouco mais do que os livros publicavam. Estudioso, investigador, pesquisador, historiador e idealizador, Padre Osmar João Possamai, nasceu em Coronel Pilar em 14 de agosto de 1941, filho de Santo e Sabina Gandini Possamai.
Sentindo o chamado para a vocação sacerdotal, aos 13 anos de idade, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Conceição,fez os estudos de filosofia e teologia. No dia 05 julho de 1968 foi ordenado sacerdote por Dom Benedito Zorzi.
Sua primeira paróquia foi São Marcos de 1968 a 1983 na função de vigário paroquial. Em 1983 foi transferido para Caxias do Sul como Coordenador da Pastoral Vocacional e Promotor Vocacional para o clero Diocesano.
De 1989 a 1992 trabalhou como assistente dos estudantes de teologia do Seminário São Lucas, localizado em Viamão.
De 1992 a 1994 foi reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Caxias do Sul e a partir de 1994 retornou a sua primeira paróquia, São Marcos, onde permaneceu até hoje como pároco, incluindo Criúva.
Continuando sua trajetória, escreveu vários livros que contam a história dos municípios de São Marcos, Coronel Pilar, do Hospital de São Marcos, do Museu de São Marcos e de Garibaldi como colaborador na pesquisa auxiliando Elenita Girondi.
Padre Osmar Possamai foi o idealizador da festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas na cidade de São Marcos em 1972, sendo hoje uma das mais importantes festas dos motoristas do país.
Criou o museu de São Marcos com seis mil peças diversas que testemunham a história a nível indígena, musical, religiosa, colonizadora e outras..
Participou da construção de parte do Hospital de São Marcos e atualmente vendo tornar-se realidade um de seus sonhos, a construção do hospital geriátrico. Nesta sua trajetória de vida em São Marcos e Criúva, ainda construiu em torno de 10 igrejas e vários salões paroquiais.
Preocupado com as vocações sacerdotais sempre buscou jovens para ingressarem nos seminários. Destes jovens, 34 tornaram-se sacerdotes sendo 4 ordenados bispos. Aqui em Garibaldi colaborou por diversos anos com a celebração da missa dos Motoristas da AMG. Era apaixonado pela cultura gaúcha sendo grande incentivador. Vibrava quando rezava a missa crioula usando expressões características do gaúcho. Padre Osmar estava passando por problemas de saúde há algum tempo, sendo portador do Mal de Alzheimer. Porém, há alguns dias atrás, foi diagnosticado com um tumor. Passou por cirurgia, mas seu organismo debilitado não suportou a intervenção. Foi internado na UTI onde permaneceu até a manhã desta terça-feira, 20/09, quando às 5h veio a falecer.
Seu corpo está sendo velado na Igreja Matriz de São Marcos onde nesta quarta-feira, 21/09, às 9h30min, haverá missa e após o seu sepultamento no Cemitério Municipal, no Jazigo que ele mesmo projetou para os sacerdotes.
Apesar de nascido em Garibaldi (hoje no Município de Coronel Pilar) construiu sua vida religiosa, na sua grande parte, em São Marcos, onde recebeu o título de cidadão Sãomarquense, daí seu desejo de ter como sua última morada, São Marcos.
Comentários