Diácono Cristian Fabiani será ordenado padre neste domingo, 21 de maio, em Bento Gonçalves
Nas comemorações do centenário da primeira ordenação de um bentogonçalvense, em 1923, o jovem Cristian Fabiani será o 70º sacerdote que o município dará à Igreja; Missa solene será na Igreja Matriz Cristo Rei
A Diocese de Caxias do Sul, vivendo a intensidade do 3º Ano Vocacional do Brasil, se alegra com a ordenação presbiteral do diácono Cristian Fabiani. A Missa em que o jovem de 26 anos receberá o Sacramento da Ordem no segundo grau, isto é, para a função de sacerdote, será no domingo, 21 de maio, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, no bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Ordenado diácono em 13 de novembro de 2022, Cristian escolheu como lema presbiteral o versículo 4 do Salmo 110: "Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec". A ordenação presbiteral terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e da Paróquia Cristo Rei.
Após a Missa, a comunidade será convidada a confraternizar com o neosacerdote no salão da igreja Santo Antão, no bairro de mesmo nome. Nos dias seguintes à ordenação, Cristian irá celebrar suas primícias em diversas comunidades conforme relacionado abaixo. A ordenação acontece nas comemorações do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves.
A ordenação de Cristian também está inserida no contexto do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves. Em 1923, o padre Tomé Lunelli, natural da comunidade de São Valentim, hoje atendida pela Paróquia São Roque, foi ordenado padre para atuar na então Diocese de Pelotas. As comemorações foram abertas em novembro de 2022, sendo Cristian Fabiani o 70º presbítero que o município de Bento Gonçalves dá à Igreja Católica, seja como diocesanos ou religiosos.
Um aspecto importante e curioso ao mesmo tempo marca este dia da ordenação. Cristian será o primeiro padre fruto do Grupo Vocacional, isto é, que não realizou seus estudos de ensino médio no Seminário Aparecida, em Caxias. Ele permaneceu durante o tempo de escola regular com sua família, em casa, sendo acompanhado por padres e leigos responsáveis pela animação vocacional em Bento Gonçalves. Outros dois seminaristas da etapa da Configuração, isto é, da Teologia, também naturais do município vivenciaram este mesmo processo e estão na caminhada da formação.
Comentários