Freis da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul relatam estragos do furacão em missão no Haiti
O furacão Matthew que atingiu a parte sul do Haiti também afetou diretamente áreas da missão dos Freis Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul naquele país. Os trabalhos são realizados desde 2007 com a evangelização, mas também a construção de escolas, postos de saúde, auxílio na construção de poços artesianos e outros trabalhos sociais. Atualmente os freis gaúchos Aldir Crocoli e Sérgio Defendi, juntamente com um padre diocesano, freis nascidos no próprio Haiti e irmãs que auxiliam na área da saúde estão trabalhando na região. De acordo com o Frei Lori Vergani, que atuou por vários anos naquele país e voltou recentemente para o Brasil, ainda não foi possível o contato direto com os religiosos, porém informações repassadas por outros grupos dão conta que todos estão bem e auxiliando os moradores da região.
Todas as obras dos capuchinhos ficam em áreas há poucos quilômetros do litoral. Na região de Les Cayes existem duas paróquias, uma em St Jean no vilarejo de Abacou, e outra em Torbeck junto ao vilarejo Beraud. Já na região de Região Grand-D’Anse, a localidade de Corail conta com uma obra social. Frei Lori descreve a situação de cada localidade.
Dois freis haitianos moram atualmente em Caxias do Sul enquanto estudam no curso de filosofia. Frei Frantzso Pierre, da localidade de Tiburon e Frei Jean Daniel François, , da localidade de Beraud. Frei Jean Daniel conseguiu breves contatos com familiares e amigos e relata que por enquanto os atingidos estão improvisando telhados para se protegerem do sol aguardando a chegada de ajuda.
Frei Jean Daniel estima que o povo da região passe por um período até de fome, visto que animais foram levados e as frutas destruídas, situação que deve aumentar inclusive a imigração.
Apesar da preocupação com a gravidade da situação e a distância da família, Frei Jean Daniel conta que se assustou, mas confiou em Deus.
Uma conta bancária foi aberta para arrecadar recursos que servirão para apoio à missão capuchinha no Haiti.
Banco do Brasil
Ag:1487-7
Conta 26.792-9
Comentários