Semana do ministério sacerdortal abre mês vocacional
Desde 1981 a Igreja Católica instituiu agosto para intensificar a promoção vocacional: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga
Foto: Mocair Molon/Capuchinhos
O programa Razões da Fé deste domingo abre o mês vocacional falando do sacerdote (padre). O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de Rádio: São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.
Foram convidados para essa reflexão, o frei Adani Guerra – cursa Filosofia na Unisinos e Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - a ESTEF, frei Gabriel Cavalli, formado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas e Teologia pela ESTEF, diácono Marciano Guerra, formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e Teologia pela PUC e frei Laércio Domineli da Luz, formado em filosofia pela PUC de Pelotas, Teologia pela ESTEF e é promotor vocacional dos Capuchinhos.
Texto para Reflexão
No mês de agosto a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16). Desde a 19ª Assembleia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. A Pastoral Vocacional busca celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.
Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre
O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais
A vocação da família na pessoa do pai. O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão.
Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa
A Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes. Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste.
Dia do Catequista
Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
Comentários