Prefeito anuncia audiência pública para discutir projeto regional da Corsan
A audiência será no dia 20 de outubro, às 10h30min no Centro de Convivência de Idosos
Na próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, às 10h30min, tendo por local o Centro de Convivência de Idosos acontecerá uma audiência pública, onde será apresentado o projeto regional da Corsan que visa um novo sistema de abastecimento de água para atender os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha e Carlos Barbosa.
O prefeito Antônio Cettolin, em entrevista à Rádio Garibaldi, diz que a água será bombeada pelo rio das Antas até Bento Gonçalves, onde será construída uma estação de tratamento. Desta estação, por meio de ramais e encanamento subterrâneo ocorrerá a distribuição para os demais municípios.
Em Garibaldi, conforme projeto, no Borghetto será construído um grande reservatório com mais de 20 milhões de litros de água que abastecerá todo o município. Destacou ainda que será feito um estudo para que na área central, no Centro Histórico, não haja nenhuma intervenção.
Sobre a barragem a ideia será desativá-la para abastecimento e o local podendo ser utilizado para um grande parque do município.
O projeto da Corsan teve aprovação do Banco Mundial que financiará as obras. A previsão de início das obras é fevereiro de 2018 e conclusão em 2021.
O prefeito comemora que finalmente a barragem será nossa e o local será revitalizado tornando-se um grande parque para a comunidade usufruir de horas de lazer.
Também a área ao redor da barragem poderá ter mudanças quanto a utilização do solo urbano que hoje tem muitas restrições para o crescimento, impedindo instalação de empresas e mesmo loteamentos por estarem na área de preservação da barragem.
Este sistema de acordo com o estudo da Corsan garantirá água para abastecer estes quatro municípios nos próximos 50 anos. Em novembro, a Corsan assinará o contrato com o Banco Mundial e a participação dos administradores dos quatro municípios no Palácio Piratini.
Comentários