Morre Irmã Thereza, a 'Irmã dos chás'
Religiosa trabalhou por mais de 30 anos na Farmácia Confiança e tornou-se figura conhecida na comunidade
Morreu nesta segunda-feira, 28/03, aos 86 anos, vítima de edema pulmonar, a religiosa Maria Thereza Flores Herbert, da Congregação das Irmãs de São José. Nos últimos anos, ela residia no convento de Garibaldi.
Irmã Thereza, como era mais conhecida, nasceu em Salvador do Sul e entrou para o convento São José de Garibaldi em 1946. Sagrou-se religiosa em 1948. Trabalhou nos hospitais São Pedro de Garibaldi, Pompéia de Caxias do Sul e São Pedro de Porto Alegre; atuou na escola Santa Inês de Garibaldi e Pastoral da Saúde de Viamão.
Irmã Maria Thereza fez a diferença na vida de muitas pessoas. E foi no balcão da Farmácia Confiança, onde atuou por quase 30 anos, que ensinou muitas pessoas a adotarem hábitos alimentares saudáveis, ofereceu mudas de chás e instruiu sobre o seu uso, confortou muitas pessoas e criou grupos de reflexão para uma mente sadia na promoção do bem e do perdão. Tratava a saúde na sua integralidade. Seu testemunho de vida era promover um relacionamento harmonioso do homem consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com Deus. Era incentivadora de uma alimentação natural e contra o uso de agrotóxicos.
Na sua simplicidade, a Irmã dizia que a saúde brota da terra. Indagada sobre sua vocação de religiosa, afirmou: "Viver o carisma de Irmãs de São José é ter uma cordial caridade e estar atenta aos grandes valores da vida. Cuidar da saúde física, mental, espiritual e emocional. O maior tesouro é a saúde. O segredo de ser feliz é tornar o outro feliz. Assim vamos em frente, porque Deus protege a gente".
Seu corpo está sendo velado na Sala 2 da Capela Cristo Redentor, onde nesta terça-feira, dia 29/03, às 15h30min, será celebrada missa de corpo presente, seguindo o sepultamento no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.
Nos arquivos de vozes da Rádio Garibaldi, localizamos a leitura do histórico de vida de Irmã Maria Thereza que foi homenageada em janeiro de 2009 pelo Lions Clube como uma personalidade do município na área da saúde. Na ocasião a proprietária da farmácia Confiança, Margarete Carraro Ravizoni, fez a leitura do seu histórico. Logo, após, Irmã Thereza de forma simples agradeceu a homenagem.
Ouça a leitura do histórico e o agradecimento clicando no link "escute a notícia".
Comentários