Garibaldi apresenta projeto destinado a valorização da reserva de cactos Büneker
Proposta prevê um espaço de convivência e lazer para os munícipe
Na manhã desta terça-feira (24), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a apresentação do projeto paisagístico da Praça do Cactário Büneker, que estará localizada no complexo do Ginásio Municipal de Esportes.
A Reserva Biológica Rudolfo Henrique Büneker tem por finalidade a proteção integral do Notocactus Link Var. Büneker. O espaço foi criado em virtude da preservação da espécie, que está ameaçada de extinção, sendo o nome da reserva, uma homenagem ao seu descobridor.
O projeto paisagístico busca valorizar ainda mais o local, contemplando um deck e um mirante, além de uma nova iluminação e paisagismo. Além disso, será construído um espaço de convivência, com uma infraestrutura aonde os visitantes e a comunidade garibaldense possam desfrutar e aproveitar a vista para a cidade.
O primeiro passo para dar início aos serviços é a supressão dos eucaliptos que cercam o local, que serão substituídos por árvores nativas. Os eucaliptos perdem um grande volume de folhas que caem sob a reserva, prejudicando o desenvolvimento dos cactos, além de bloquearem a incidência de luz solar, que é fundamental para a espécie.
A vencedora da licitação foi a empresa Betonart, que fará a execução do projeto. “A ideia é começar nas próximas semanas. Estimamos que a obra tenha a duração de dez a doze semanas, dependendo das condições climáticas. A partir da retirada das árvores pelo Município, entramos com a parte da estruturação em concreto do deck, depois os caminhos internos, finalizando com o paisagismo, plantio de flores e colocação dos bancos”, explica o engenheiro responsável, Matheus Baumgratz.
Participaram do ato, o prefeito, secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa e demais secretários municipais, o diretor da empresa Betonart, Jair Baumgratz e representantes da imprensa.
Comentários