Garibaldense que atua em missão humanitária na África fala sobre os desafios em Moçambique
Baixar ÁudioMaria Bernardete Acadroli retorna ao continente africano na próxima semana
Foto: José Carlos Cichelero
Em mês de férias, a servidora aposentada da Prefeitura de Garibaldi, Maria Bernardete Acadrolli está em visita a sua terra natal e na próxima semana volta para Moçambique na África para continuar o seu projeto missionário que iniciou no dia 21 de setembro de 2021. No projeto missionário de ficar três meses, depois seis meses, passou para 1 ano e seis meses e agora se tornou sua casa. São muitas histórias que ela conta, e inclusive presenteou os comunicadores, que darão as suas esposas, e a comunicadora da Rádio Garibaldi com capulanas.
Ela deixou, inclusive, uma capulana para sorteio que será feito durante a tarde desta sexta no programa Em Alta. Trata-se de um pedaço de tecido colorido. É usada para cobrir o corpo das mulheres. Este tecido foi evoluindo ao longo dos anos em termos de textura, cores, e até no seu próprio uso. Em Moçambique por exemplo, as mulheres a usam no seu dia-a-dia e principalmente em cerimônias tradicionais como funerais, casamentos, ritos de iniciação e outras.
Maria Bernardete, que está integrada a um projeto missionário da CNBB diz que auxilia as paróquias nas celebrações e também as crianças nas atividades escolares. A carência de lá é grande, mas a fé é que lhe dá esperança. Desprovidos de quaisquer bens materiais, o povo é de muita oração. Ela diz se sentir muito feliz nesta missão e seu projeto agora é fechar três anos em trabalho voluntário para ajudar aquele povo. Ela diz que se adaptou muito bem no local e sente-se fazer a diferença em um país que precisa muito de auxílio.
Ouça a entrevista completa clicando no link "Ouvir notícia".
Comentários