Ex-presidente do STR de Garibaldi Denis Debiasi morre em acidente com trator
Debiasi também presidiu Ibravin e Comissão Interestadual da Uva, sendo uma das principais lideranças da agricultura na Serra Gaúcha
A véspera de Natal em Garibaldi traz uma notícia muito triste. O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Denis Debiasi, morreu na tarde desta segunda-feira, 23/12, vítima de um acidente com trator. Ele tinha 80 anos, e completaria 81 no próximo sábado, dia 28.
De acordo com informações dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, que atenderam a ocorrência junto com o SAMU, a esposa de Denis deu por falta do marido quando a noite chegou, pois ele havia saído para trabalhar na roça no início da tarde e não havia regressado. Um irmão de Denis foi procurá-lo e encontrou o corpo, já em óbito, próximo ao trator. Ele utilizava o trator para fazer uma roçada numa área um pouco mais íngreme, quando o veículo capotou diversas vezes. O SAMU atestou o óbito.
Dênis Debiasi foi uma das principais lideranças sindicais e da agricultura da Serra Gaúcha. Reconhecido pelos laços estreitos com o meio rural, Debiasi cresceu trabalhando em meio as videiras com a família e desenvolveu o espirito empreendedor. Na década de 70, após herdar um pequeno lote de terra construiu a própria casa, dividindo o tempo entre a roça e a nova moradia. Nos anos 80, para aumentar a renda, comprou uma Kombi para vender a produção direto ao consumidor.
Engajado com lutas sociais dos trabalhadores rurais, em 1989 foi convidado para fazer parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi. Em 1991, assumiu a presidência do sindicato que desempenhou com dedicação e compromisso por 25 anos, período em que colaborou paras lutas como a aposentadora das mulheres e o preço mínimo da uva.
Seu trabalho o levou à Comissão Interestadual da Uva, defendendo as reivindicações do pequeno agricultor. Em 2010 assumiu a presidência do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), prestando mais um serviço na área da vitivinicultura.
Denis deixa a esposa Naides, os filhos Juciane, Viviane e Evandro, netos Pedro Henrique, Alice, Augusto e Lorenzo e muitos amigos. O corpo ainda aguarda a liberação por parte do IML. O corpo será velado na Sala A das Capelas e Funerária Nossa Senhora do Carmo, em Garibaldi, até as 5h30 desta quarta-feira, 25/12. Após será transladado para a Igreja de Marcorama, interior de Garibaldi, onde nesta quarta, às 8h, será celebrada a cerimônia de despedida com posterior sepultamento no cemitério da mesma comunidade.
Comentários