Inaugurado o Memorial Darcy Hércules Grossi
Espaço localizado onde funcionava o consultório do dentista conta com objetos de sua vida pessoal e profissional
Foto: Giselle Pinheiro
Foi inaugurado na noite de terça-feira, 12/04, na rua Borges de Medeiros, o Memorial Darcy Hércules Grossi. O ato contou com a presença de autoridades do município, familiares e amigos do dentista, que morreu em setembro de 2015, aos 87 anos.
O Memorial está localizado na sala onde funcionou o consultório de Darcy por cerca de seis décadas. Ele está divididos em duas seções: um espaço para o profissional Darcy Grossi, com objetos utilizados ao longo da sua vida como cirurgião-dentista e que contam a história da odontologia na região; e também um espaço que mostra itens de sua vida particular, como fotos históricas, brinquedos de sua infância e livros que ele utilizou em seus estudos no antigo Instituto Comercial Santo Antônio, hoje Escola Santo Antônio.
Darcy Hércules Grossi nasceu no dia 21 de julho de 1928 em São Francisco de Paula. Filho de Dante Grossi (Oficial do Cartório de Registro Civil e duas vezes Prefeito de Garibaldi) e Victória Carlotto Grossi. Ainda criança, veio a Garibaldi onde iniciou os seus estudos no Instituto Comercial Santo Antônio e após foi concluir o seu curso ginasial como interno, no Ginásio Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul. O Curso Ginasial foi feito no Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre.
Formou-se Cirurgião Dentista, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Florianópolis em 12 de dezembro de 1952, sendo o primeiro dentista formado de Garibaldi. Até então só existiam os Práticos em Odontologia.
Em 2013, já com 85 anos de idade e mais de 60 anos de profissão, encerrou suas atividades no consultório. Darcy sempre foi muito participativo na comunidade destacando-se não só pelo seu trabalho filantrópico, mas também como sócio fundador de diversos Clubes e Entidades. Foi um dos Fundadores da APAE, do Aeroclube, da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Vinhedos (antiga ABORS – Antas) em 24 de abril de 1965 e por diversas oportunidades presidiu o Rotary Club. Darcy também foi militar e era maçon. Nunca teve pretensão de ser político, mas sempre foi muito atuante na política como conselheiro.
Darcy Grossi morreu em 12 de setembro de 2015, aos 87 anos, vítima de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.
O Memorial estará aberto mediante agendamento pelo telefone 3462-1622.
Ouça a entrevista com a nora de Darcy, Ivonete Piletti Grossi, idealizadora do Memorial, clicando no link "Escute a notícia".
Comentários