Município de Boa Vista do Sul decreta situação de emergência devido à estiagem
Baixar ÁudioA falta de chuva traz prejuízos à produção rural
O prefeito de Boa Vista do Sul, Roberto Martin Schaeffer, decretou estado de emergência devido a falta de chuva. Esse documento foi encaminhado à Defesa Civil do Estado para sua homologação. O decreto é uma ferramenta que permite que municípios busquem recursos junto aos governos estadual e federal. Também garante mais liberdade para que prefeitos possam fazer a contratação de serviços e materiais de forma emergencial para combater a crise, sem precisar executar um processo licitatório. De acordo com o prefeito Schaeffer mais um verão de pouca chuva e Boa Vista do Sul tem um grande consumo de água.
O município está transportando água potável através de caminhão pipa para atender algumas comunidades como Santa Helena e 37 da Boa Vista que são as mais afetadas. Foi perfurado um poço para atender estas comunidades, mas que não deu certo, ocorreu o desabamento. Um geólogo foi contratado para verificar a situação do solo. O abastecimento no município acontece através de 20 sistemas, a maioria mantidos pela prefeitura. Atualmente somente um sistema é administrado por uma associação comunitária.
A justificativa para o decreto é o comprometimento de grãos e silagem, com queda de 50% a 80% na produção, prejuízos na produção de frango de corte e outras culturas. Para o ano que vem, foram autorizadas as construções de 11 micro açudes para atender propriedades rurais e a prefeitura pretende implantar programas que visam um maior armazenamento de água através de cisternas.
Comentários