Vieni Vivere la Vita Festival tem ajudado a estabelecer o turismo em Monte Belo do Sul
Neste ano, evento ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro, celebrando a enogastroomia e os produtos locais
Prestes a realizar a quinta edição do Vieni Vivere la Vita Festival, Monte Belo do Sul tem colecionado significativos avanços na projeção do município, a partir de um movimento cujo foco está centrado na promoção do turismo de experiência. Mais uma vez, a atividade ganha holofote com o evento a ser realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, dedicado à valorização dos empreendimentos locais, em especial, vinícolas, restaurantes, agroindústrias, artesanatos e outros ofícios.
O evento é resultado direto do Plano Municipal de Turismo, um planejamento estratégico para integrar empreendedores, divulgar atrativos e diversificar as receitas de Monte Belo, criado em 2017. Dessa forma, o Vieni integra, ao lado da Festa de Abertura da Vindima (Feavi) e do Polentaço, as três principais celebrações do pitoresco município serrano.
O Vieni Vivere la Vita Festival foi realizado pela primeira em 2018, com a proposta de ser anual, levando 3 mil pessoas ao evento, cujos expositores se alojam em barraquinhas comercializando vinhos, espumantes, pratos típicos e contemporâneos, além de produtos locais. No ano seguinte, o número de visitantes dobrou. Mas a pandemia impediu sua continuação em 2020 e forçou a realização de uma edição virtual em 2021, não contabilizada oficialmente. Por conta disso, em 2022 o festival teve dois encontros, um em março e outro em novembro – seu mês original –, contabilizando 16 mil visitantes. As chuvas de 2023, no entanto, acabaram impedindo a realização da quinta edição, que será realizada neste mês.
“Temos a certeza que o Vieni Vivere la Vita Festival é mais um evento consolidado na região e, além da cultura evidente, mostramos as potencialidades locais através daquilo que produzimos. A expectativa de continuidade se dá também pela participação direta da Associação dos Empreendedores e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS que possibilita termos patrocinadores. Assim conseguimos ofertar um evento na praça e sem qualquer tipo de cobrança de ingresso”, conta o Secretário de Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni.
Combinado de eventos
Em 2024, aliás, uma conjuntura de fatores levou o município a realizar suas três principais festas num único ano, o que fez com que, ao menos, 60 mil pessoas já tenham passado pelo município. O número, certamente, aumentará bastante, uma vez que o festival deste ano terá, pela primeira vez, três dias para ser curtido – nas outras edições, sempre foram dois dias.
Não é só o Vieni Vivere la Vita Festival que tem recebido mais visitantes a cada evento. A Festa de Abertura da Vindima, realizada a cada quatro anos, cresceu quase três vezes no comparativo entre as edições de 2018 e 2022, saltando de um público de 14 mil visitantes para 40 mil. O bienal Polentaço é outro que registra crescimento. Enquanto em 2022 o evento voltado a celebrar a polenta e suas diversas formas de preparo recebeu 15 mil pessoas, a edição deste ano teve a visita de 20 mil. Mas a evolução do turismo em Monte Belo é visível não apenas pelo aumento do público nos eventos. Dos então 14 empreendedores que ajudaram a elaborar o Plano Municipal de Turismo, Monte Belo conta hoje com cerca de 60 estabelecimentos com algum tipo de atuação turística, sendo mais de 20 deles de vinícolas. Esse movimento em torno do turismo no município acabou por estimular a criação da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (Assemb), oficializada neste ano, tendo como uma de suas atribuições a coordenação dos espaços dos expositores do Vieni, que ocorre na Praça Padre José Ferlin e seu entorno.
Serviço
O quê: 5º Vieni Vivere la Vita Festival
Quando: dias 15 de novembro, das 17h às 23h; 16 de novembro, das 11h à meia-noite; e 17 de novembro, das 11h às 18h
Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação cultural
Dia 15 de novembro, sexta
16h – Oficina Cultural
17h – Joce Sampaio Trio
19h – Vocal Alegro
21h – Banda Trebbiano
Dia 16 de novembro, sábado
11h30 – Coral Municipal Musicando Melodias
12h – Grupo de Danças Infantil Picolli Balerini
12h30 – Banda Soul Fire
14h – Grupo Vicentino
15h – Grupo de Danças Ballo D'Italia
16h – Caroline Razador (show inclusivo) e Grupo Cavatappi
18h – Banda Bandidos da Noite
20h – Star Beatles (Buenos Aires/ARG)
22 – Simon Wolf (SC)
Dia 17 de novembro, domingo
11h30 – Laura Dalmass
13h – Rodrigo Soltton
14h – Coral Infantil Alegria de Cantar e Coral Juvenil Vozes em Sintonia
15h – Ragazzi Dei Monti
16h30 – Butiá Pockets
Comentários