Prefeitura de Garibaldi prepara ações para coibir alcoolismo nas vias públicas
Administração Municipal trabalhará em três frentes: conscientização, fiscalização e acolhimento
A Prefeitura de Garibaldi, por meio das secretarias de Habitação, Trabalho e Assistência Social (SMHTAS), Inovação e Empreendedorismo (SMIE) e de Segurança e Mobilidade Urbana, juntamente com outros órgãos municipais, prepara uma série de ações para coibir comportamentos provocados por pessoas que consomem bebidas alcoólicas em espaços públicos na cidade.
Na última sexta-feira (6), a Prefeitura convocou uma reunião para viabilizar uma campanha de combate aos casos de violência registrados nas últimas semanas. Para isso, o poder público municipal visa desenvolver essas atividades em três frentes: conscientização, fiscalização e acolhimento.
A primeira delas será realizada pela SMTHAS, com materiais em pontos da cidade, repassando para a comunidade a importância de não doar valores em dinheiro, mas informar à secretaria para que ela possa fazer o contato e adotar as medidas de apoio para o enfrentamento dessa condição.
Em situações onde o sujeito oferece risco para si mesmo e outras pessoas, a secretaria poderá intervir para uma internação compulsória. “Iremos reforçar as ações já existentes de atendimento e acompanhamento desses casos. Nossas ações irão se dividir entre conscientizar parte da população e adotar as medidas cabíveis para evitar que esses alcoolistas levem transtornos a nossa comunidade”, enfatiza a secretária da SMHTAS, Joziele Alpe.
A Secretaria de Inovação e Empreendedorismo também atuará, alertando ou autuando estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas a pessoas visivelmente alcoolizadas. “Nós estaremos na rua para alertar e orientar esses locais quanto à legalidade de comercializar as bebidas alcoólicas para essas pessoas, que já estão fora de suas plenas faculdades mentais”, pontua o secretário da SMIE, Daniel Deconti.
Após a reunião de sexta, com a presença do Ministério Público e Poder Judiciário, órgãos como a Polícia Civil e a Brigada Militar irão agir nas ruas, com as mesmas diretrizes de conscientização, fiscalização e atuação, caso necessário. A ação também terá o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. “Um dos papéis da polícia será coibir qualquer ato de violência praticado por quem consome bebidas alcoólicas em via pública e também combater outras atividades ilícitas como a drogadição, visando garantir segurança e sossego para a comunidade”, destaca o secretário de Segurança, Francisco Giordani.
As ações das secretarias, juntamente com os órgãos de segurança pública, iniciaram ainda nesta quarta-feira (11), com visitas pontuais a estabelecimentos da região central e abordagem a alcoolistas.
“Esse é um problema que precisamos enfrentar, independente do tempo que leve. As pessoas de Garibaldi precisam se sentir seguras e à vontade na sua própria terra. Para isso, iremos trabalhar forte com as autoridades para manter a ordem. Nossa reunião de sexta já surtiu efeito e estamos nos organizando para ações nesta e nas próximas semanas. É um esforço conjunto importante entre autoridades e sociedade”, afirma o prefeito, Sérgio Chesini.
Comentários