Secretaria da Saúde reforça importância da atualização cadastral nas unidades de saúde
A aplicação de vacinas é liberada para todos que necessitem
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa a nova documentação necessária para a transferência do cartão SUS para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garibaldi e reforça a importância da atualização cadastral.
Conforme a SMS, isso permite que exista um maior controle em relação aos atendimentos prestados, que é destinado à população residente nas respectivas regiões de abrangência das unidades, a fim de evitar demandas desproporcionais e garantir um atendimento eficaz e igualitário.
A partir de 1º de janeiro de 2024, os novos usuários dos serviços deverão apresentar CPF, RG e em caso de recém-nascidos a certidão de nascimento. Além disso, deverão apresentar documento que comprove residência fixa no município.
A comprovação de endereço poderá ser feita por contas de água, energia elétrica, condomínio ou telefone fixo (contas de internet e telefone celular não são aceitos). Serão aceitos também declarações de residência feitas pelo proprietário onde o cidadão está habitando, estando esta autenticada em cartório, sendo o modelo disponibilizado nas unidades.
No caso de trabalhadores rurais em que todos comprovantes de residência estejam em nome de apenas um dos cônjuges, será aceito o talão de produtor acompanhado de certidão de casamento ou união estável.
A aplicação de vacinas é liberada para todos que necessitem, incluindo cidadãos não munícipes, não sendo necessário alteração de cadastro ou cartão SUS para recebimento das mesmas.
Pessoas que procurarem a unidade necessitando de atendimento e não atenderem os requisitos documentais deverão ser orientadas a busca pelo atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM).
Comentários