Na UCS Bento, Talk Profissões apresenta oportunidades para alunos do ensino médio
Cerca de 700 estudantes de 2º e 3º anos participaram da atividade na quarta-feira (09)
Um espaço para condensar as áreas de produção do conhecimento da UCS Bento foi montado no ginásio poliesportivo da instituição, nesta quarta-feira (9), para apresentar as oportunidades de futuro a estudantes do ensino médio, durante o UCS Talk Profissões. Ao longo da programação, cerca de 700 alunos de mais de 10 escolas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Barão conheceram detalhes das mais de 25 graduações oferecidas no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) e sanaram dúvidas a respeito da vida acadêmica.
Ocorrido nos turnos da manhã e da noite, o evento reuniu professores e coordenadores dos cursos de todos os campos do saber da instituição – Humanidades, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas e Ciências da Vida –, promovendo uma importante troca com os adolescentes que, comumente, vivem um período de incertezas a respeito do futuro. "É um momento em que os estudantes do ensino médio têm muitas dúvidas, então, a gente proporciona essa aproximação com os cursos, com a nossa estrutura, para falar sobre o futuro profissional e conhecer nossos diferenciais. Eles têm algumas experiências associadas aos cursos, podem explorar o campus e vislumbrar o seu futuro que, esperamos, ocorra aqui na universidade", disse o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
A incursão dos alunos para explorar as especificidades de cada curso era recheada de curiosidades. Na Nutrição, os estudantes podiam, por exemplo, visualizar quanto sal, açúcar e gordura têm nos alimentos. Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem expuseram bonecos de última geração para simular a prática de atividades, enquanto Arquitetura e Urbanismo exibiu projetos em maquetes e Farmácia, fármacos e algumas soluções.
A exploração também continuou pelos laboratórios, como o de Macroscopia, onde os alunos podiam analisar alguns exemplares de invertebrados nos microscópios. Ele é um dos tantos, como os de Habilidades e de Biologia, a fazer parte da estrutura utilizada pelos acadêmicos dos cursos da Ciências da Vida. Os estudantes também conheceram os laboratórios que fazem parte da jornada de aprendizado dos acadêmicos dos cursos de Exatas e Engenharias, como os de Metrologia, Usinagem/Mecânica e Ensaios Mecânicos. Além disso, conheceram o Sepa e o Saju, serviços oferecidos à comunidade pelos cursos de Psicologia e Direito, e puderam visitar a biblioteca e a rádio da UCS. Também, exploraram dois espaços importantes relacionados ao futuro dos estudantes: a Orientação Profissional e a Vida Acadêmica, a fim de descobrirem os cursos relacionados aos interesses de cada um e de tirarem dúvidas a respeito do funcionamento do campus e da rotina de um aluno de curso superior.
Colegas do 2º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Isabele Navarini, Pérola Pasinato Primeiri e Luiza Sonza dos Santos aprovaram o UCS Talk Profissões. "É muito prático e está muito bem organizado", disse Isabele, que aproveitou para tirar dúvidas a respeito dos cursos de seu interesse, Direito e Psicologia. "Agora estou mais inclinada para o Direito", comentou. Já Pérola aproveitou para esclarecer pontos sobre algumas graduações, mas vai esperar mais um tempo para decidir. "Estou entre alguma Engenharia ou Ciências Contábeis", contou. Luiza gosta de Direito, mas também não tem certeza. "Fiz o teste vocacional e deu algo relacionado à investigação, à perícia criminal, mas ainda não sei", disse. A estudante Maria Luiza Fantinel da Silva, do 3º ano do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, disse que todas propostas de graduação são interessantes, mas já tem uma escolhida. "Todas me chamaram a atenção, mas a que tem meu coração é Arquitetura", disse.
Para a diretora acadêmica da UCS Bento, Nívia Tumelero, os alunos do ensino médio participantes dessa edição do UCS Talk Profissões demonstraram um grande interesse na construção de seus futuros. "Percebemos que eles estão mais focados em suas escolhas profissionais, buscando diretamente o curso que eles têm interesse", observou.
Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garzeira
---
Comentários