Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta munícipes de Garibaldi sobre separação e descarte de lixo
Separação correta visa uma conscientização ambiental
Pensando em construir uma Garibaldi mais limpa para todos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) repassa aos munícipes algumas orientações importantes a serem seguidas na hora de descartar o lixo. A separação correta de resíduos orgânicos e inorgânicos, em quais contêineres descartar, dias de recolhimento e demais informações, se seguidas, ajudam a manter a cidade organizada.
Resíduos recicláveis misturados com orgânicos, despojo de materiais volumosos em contêineres menores, restos de obra no lixo comum, descumprimento com a escala de recolhimento e outras atitudes nocivas a separação do lixo, afetam a sustentabilidade do município e do meio ambiente.
Separando o lixo
O Município de Garibaldi realiza a reciclagem do lixo seco. Esse processo de transformação de materiais descartáveis em novo insumos e produtos, evita o desperdício e aumenta a preservação dos recursos naturais.
Para que esse grande benefício à comunidade seja possível, as pessoas precisam separar os detritos corretamente. A melhor forma de fazer isso, é contar com duas lixeiras, uma voltada para os orgânicos e outras para os recicláveis.
Lixo reciclável – Papéis diversos, materiais de plástico, papelão, garrafas pet e embalagens de isopor são alguns exemplos.
Lixo orgânico – Resíduos de origem animal ou vegetal, restos de alimentos, sementes, cascas de frutas, entre outros.
Outros materiais
Demais materiais, como eletrônicos e eletrodomésticos, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, pneus e vidros devem ser levados ao ecoponto correto de descarte.
Lixo: Eletrônico, eletrodoméstico, pneus e vidros
Onde descartar: Ginásio Municipal de Esportes
Quando: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h
Lixo: Óleo de cozinha usado, pilhas e baterias portáteis
Onde descartar: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Quando: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h
Materiais como o vidro devem ser, preferencialmente, colocados em uma caixa separada de papelão, devidamente sinalizado, para que os coletores não corram riscos na hora de retirar o resíduo dos contêineres. Embalagens grandes de papel ou papelão devem ser dobradas para diminuir seu volume.
Contêiner de volumosos
Semanalmente, a SMMA leva a algum bairro ou comunidade interiorana o contêiner de volumosos. A iniciativa municipal visa proporcionar um espaço adequado para que a população possa descartar materiais de grande volume, como colchões, peças de móveis e afins.
Acompanhe em nosso site a atualização constante de onde está localizado o contêiner na semana. A divulgação ocorre às segundas-feiras no portal e redes sociais da Prefeitura de Garibaldi.
Coleta do lixo
Lixo orgânico
Segundas, quartas e sextas-feiras (em todos os bairros do município)
Lixo reciclável
Terças e quintas-feiras (em todos os bairros do município)
Coleta no centro
Segunda a sábado (lixo orgânico e reciclável)
Coleta no interior
1º e 3º sábado do mês: São Roque Figueira de Mello, Marcorama, Linha Camargo, São Gotardo, São Pantaleão, Linha Araújo e Souza, Santo Antônio de Araripe e São Luiz de Araripe.
2º e 4º sábado do mês: São Gabriel, Marcílio Dias, Linha Baú, Santo Alexandre, São José de Costa Real, Linha Presidente Soares, Linha Anunciata e São Jorge.
A SMMA solicita a ajuda de todos os garibaldenses para que o município se mantenha limpo e organizado. Demais informações sobre a coleta, separação ou outras dúvidas, podem ser repassadas pelo telefone: 54 3462-8188.
Comentários