Garibaldi orienta sobre vacinação contra a Covid-19 para crianças menores de cinco anos e grupos prioritários
Vacina entrou para o Calendário Nacional de Vacinação Infantil
A Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi (SMS) divulga mudança no calendário vacinal da população contra a covid-19. A partir de 1º de janeiro deste ano, a vacina passa a ser obrigatória para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
Além disso, o Ministério da Saúde também passou a recomendar uma dose periódica (anual ou semestral) para grupos prioritários, independentemente do número de doses prévias recebidas. Dentre os integrantes estão idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, detentos e trabalhadores da área da saúde.
Esquema de vacinação para crianças:
Todas as crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias podem receber três doses do imunizante Covid-19 Pfizer baby. O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e 8 semanas entre a segunda e terceira dose.
Esquema de vacinação para grupos prioritários:
Pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos grupos prioritários.
Periodicidade: 6 meses para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos (pessoas com mais de 60 anos)
Periodicidade: anual para trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (>18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Onde fazer a imunização nas crianças?
Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacinação será realizada nos postos de saúde Central e São Francisco.
Posto Central: nas quintas-feiras, das 8h às 16h (sem fechar ao meio-dia)
Posto São Francisco: nas segundas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h
OBS: Não é necessário agendamento. Para vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.
Grupos prioritários: onde se vacinar?
Para os integrantes dos grupos prioritários e população em geral que ainda não completou o esquema vacinal, a aplicação da vacina ocorre nos postos de saúde Chácaras, São Francisco e Santa Terezinha e Central.
Posto Chácaras: terças-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Posto São Francisco: quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Posto Santa Terezinha: quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Posto Central: segundas e sextas-feiras, das 8h às 16h (sem fechar ao meio-dia)
OBS: Não é necessário agendamento. Para vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.
Comentários