Combate ao mosquito borrachudo é tema de palestra para produtores rurais
Tema foi abordado durante encontro promovido pelo Conselho de Agricultura e Secretaria de Agricultura e Pecuária
Nesta terça-feira (9), o Conselho de Agricultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou mais um encontro com as comunidades do interior, que ocorreu na sede do Sicredi.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma palestra sobre medidas de combate ao mosquito borrachudo aos agricultores. O assunto foi ministrado pelo médico veterinário da 5º Coordenadoria Regional de Saúde, Eduardo Kieling.
Dentre os pontos abordados, Kieling tirou todas as dúvidas sobre a aplicação do BTI, larvicida utilizada para controle do inseto e destacou formas de prevenção, já que a incidência do borrachudo tem aumentado devido ao volume de chuvas.
O BTI está sendo distribuído aos produtores rurais pela equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, coordenada por Carlos Veiga. Após a aplicação, é realizado um monitoramento quinzenal, período de reprodução dos mosquitos.
“Dentro das nossas metas, estamos intensificando as ações no combate ao mosquito borrachudo. Realizamos a contratação de mais três servidores que irão atuar diretamente na equipe liderada pelo Veiga, o que vai facilitar e agilizar os cuidados no controle do inseto e também no combate à dengue”, destacou a secretária da Saúde, Clarisse Lagunaz.
Outros assuntos abordados
Preço da uva, talão do produtor e credenciamento de máquinas foram alguns dos temas que também foram discutidos na reunião.
O encontro também contou com a presença do prefeito Sérgio Chesini, vice-prefeito Valério Mayer, e secretário de Agricultura e Pecuária, Livio Bortolini.
Comentários