Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Temporal deixa 450 desabrigados em Vila Oliva, distrito de Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Cerca de 150 casas foram atingidas pelo temporal

Foto: Petter Campagna Kunrat

Um cenário de destruição. Essa é a primeira impressão de quem chega no distrito de Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul. Cerca de 150 casas foram atingidas pelo temporal desta madrugada (08/06) e, pelo menos, 450 pessoas estão desabrigadas. Muitas residências, ginásios e até um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) foram totalmente destruídos pela chuva e pelo vento forte. Uma mulher morreu por causa do temporal e outras cinco pessoas ficaram feridas. Nesta tarde, o prefeito Daniel Guerra esteve na localidade e visitou os principais pontos atingidos pelo temporal.

As equipes da subprefeitura de Vila Oliva e das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Habitação, Segurança Pública e Proteção Social estão desde a madrugada trabalhando em Vila Oliva. A força-tarefa também conta com funcionários da Fundação de Assistência Social (FAS), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e servidores da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal. Brigada Militar e Corpo de Bombeiros também intensificaram os trabalhos no local desde cedo.

As vias para acesso e as ruas dentro de Vila Oliva já estão desobstruídas. Galhos de árvores, postes e fios de alta tensão foram retirados das ruas. A localidade está sem luz. Técnicos da RGE trabalham para retomar o abastecimento, mas ainda não há previsão de retorno. Os moradores também contam com um caminhão-pipa de água do Samae, que está localizado no Salão Paroquial de Vila Oliva.

As famílias que estão desabrigadas serão acomodadas no Salão Paroquial de Vila Oliva, que não foi atingido. Também ali estão sendo servidas refeições, organizadas por voluntários. No local, as equipes da FAS fazem um levantamento com os moradores para estimar as perdas e solicitar as doações. São dois pontos de arrecadação do Município: um na Prefeitura de Caxias do Sul e outro ponto no ginásio em frente à Escola Erny de Zorzi, em Vila Oliva. Os itens mais necessários são: colchões, cobertores, roupas, cestas básicas, toalhas e itens de higiene, como sabonete e pasta de dente. A Prefeitura (Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição) estará aberta a noite toda para receber as doações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais