Capela de Santo Antônio de Castro completa 100 anos
Igreja é uma das mais antigas de Carlos Barbosa
Foto: Sandra Canal/Arquivo
Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal em 2003, a capela Santo Antônio de Castro, interior de Carlos Barbosa, completará 100 anos nesta sexta-feira, 8 de abril. Localizada na comunidade de mesmo nome, foi entregue em 1916 e foi uma das primeiras construídas seguindo os trâmites legais: terras em nome da Mitra e projeto aprovado pela Cúria diocesana. A obra é uma das mais antigas do município, acompanhada da capela de Santo Antônio do Forromeco, construída pelos imigrantes italianos em 1882.
A capela possui uma arquitetura na qual percebem-se influências jesuítas, o que lhe confere um caráter diferenciado das demais construções religiosas da região. Em seu interior, possui um rico acervo de santos e demais ícones religiosos, datados das décadas de 1950 e 1960.
Em 2011, a capela teve suas portas restauradas pela Fundação de Cultura e Arte (Proarte) e uma nova reforma está sendo estudada para as janelas. “Estamos buscando mecanismos financeiros e legais para isso. A comunidade também está se mobilizando e esperamos viabilizar isso até o final do ano”, disse a diretora-presidente da Proarte, Joice Kinzel.
Comentários