5ª Tecnovitis inicia quarta e deve reunir 10 mil visitantes em Bento Gonçalves
Feira de Tecnologia para Viticultura e Fruticultura será realizada de 6 a 8 de dezembro no Vale dos Vinhedos
Começa nesta quarta-feira, 6, no Complexo do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, a 5ª edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para Viticultura e Fruticultura. Nos três dias de evento, gratuito ao público, o visitante poderá conferir apresentações das últimas tendências tecnológicas para o meio rural, desde técnicas, equipamentos e produtos em geral.
A entidade promotora do evento é o Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG). A Feira espera reunir cerca de 10 mil visitantes.
“É a representação da cadeia produtiva da uva e do vinho na nova tecnologia que é preciso tanto lá no campo. A cada dia que passa nós temos que nos modernizar para o desenvolvimento do setor”, destacou Elson Schneider, presidente do Sindicato.
Entre os mais de 150 expositores, estão também entidades parceiras. A Emater/RS-Ascar, juntamente com Embrapa Uva e Vinho e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Bento Gonçalves) irão apresentar variedades de porta-enxertos de videira e a produção de mudas de qualidade, fundamentais para o sucesso da atividade. Dez agroindústrias familiares assistidas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa também terão espaço para comercialização de vinhos, queijos e embutidos.
Capacitações
A 5ª Tecnovitis promove ainda Seminários com intuito de capacitar o produtor rural. Temas como novas cultivares para uma viticultura sustentável, tecnologias biológicas para manejos de doenças da videira, o mercado de carbono desafios e oportunidades, entre outros, estão em pauta.
Premiação
Na noite de 7 de dezembro, destaque para o evento Prêmio CNA Brasil Artesanal de vinhos e espumantes, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Na oportunidade haverá a entrega de premiação em diferentes categorias para pequenos e médios produtores do País.
Audiência Pública
O terceiro e último dia da Feira será marcado pela Audiência Pública da Frente Parlamentar da Viticultura Estadual e Federal, com o tema: Desafio da Cadeia Produtiva da uva diante da concorrência dos produtos importados.
Confira a programação completa no site https://www.tecnovitis.com.br/programacao
A 5ª Tecnovitis tem o patrocínio de Sicredi (cota Diamante), Senar-RS (cota Ouro), Suvalan e Tecnovin (cota Prata).
São apoiadores do evento: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, Emater/RS, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fetag-RS, Embrapa, Sebrae, Farsul, Consulado Geral da Itália, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves), SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia, Hotelaria da Região Uva e Vinho), Aprovale, Uvibra, Consevitis-RS, Fecovinho, Aviga, Sindivinho RS, Sindivinho MG, Circolo Trentino de Bento Gonçalves, Bento e Região Convention & Visitors Bureau, Hotel Villa Michelon, Sociedade 8 da Graciema e Banco do Brasil.
A Feira não requer cadastro antecipado e conta com uma ampla área de estacionamento. O horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Para mais informações
Fone: (54) 37022217
E-mail: [email protected]
https://www.tecnovitis.com.br/
Comentários