Estação Férrea de Carlos Barbosa será transformada em Centro Cultural
Baixar ÁudioPrédio completou 113 anos no último dia 27
Inaugurada em 27 dezembro de 1909, a antiga Estação Férrea de Carlos Barbosa, principal prédio histórico do município, completou 113 anos na última semana num momento especial, em que passa por obra de revitalização para implementação de um centro cultural. Sem atividades desde 2017, o local que se encontrava em estado de conservação ruim recebe trabalhos a partir do patrocínio de empresas no valor de quase R$ 4 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Após a instalação do canteiro de obras e da estrutura metálica que cobre o telhado, os trabalhos de recuperação iniciaram em setembro. A empreiteira que executa o projeto tem realizado uma série de testes para reparação de avarias no reboco e esquadrias enquanto já substitui boa parte do revestimento da fachada voltada para a rua Buarque de Macedo.
O diretor-presidente da Proarte de Carlos Barbosa, Eliseu Demari, explicou que a ideia é transformar o prédio num Centro Cultural depois que a recuperação estiver concluída. Citou também que o orçamento deverá aumentar, pois os atuais R$ 4 milhões arrecadados para os trabalhos tem como base orçamentos de 2018. Além disso, também será necessária uma segunda etapa, para compra do mobiliário.
Ouça a entrevista de Eliseu Demari à Rádio Garibaldi clicando no link "Ouvir notícia".
Comentários