Realizada em Garibaldi, primeira edição do congresso Eno Meeting debate como as questões climáticas interferem na produção do vinho
Baixar ÁudioEvento ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto
Foto: Divulgação
No final da última semana, entre os dias 29 e 31 de agosto, a escola de enologia Concept Wine Brasil esteve realizando nas dependências do Boulevard Convention, em Garibaldi, a primeira edição do “Eno Meeting”. Este congresso, que contou com a participação de palestrantes, professores e enólogos de oito países diferentes, teve como seu principal objetivo debater temas relacionados ao vinho, envolvendo muito aprendizado, networking e degustação. Durante o evento, um dos principais temas debatidos foi a questão climática, no que diz respeito a como isso impacta nas atividades da enologia. Scortegagna aponta que este comportamento instável do tempo vem sendo testemunhado em praticamente todas as regiões do planeta, interferindo na produção do vinho e, em alguns casos, até mesmo fazendo com que ele fique mais alcóolico. O calor elevado faz com a uva fique maturada demais, gerando álcool em excesso e desequilibrando a bebida.
Mesmo com todas essas dificuldades, Scortegagna também falou um pouco sobre a situação da Serra Gaúcha, que apesar das recentes catástrofes, segue sendo mais favorável em relação à outras regiões vitivinícolas. Ele conta que, nos últimos anos, a região da serra chegou a registrar safras positivas em 5 anos consecutivos, algo muito incomum na cultura da uva.
(entrevista em ouça a notícia)
Comentários