Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Município doa oficialmente o terreno aos bombeiros para construção da nova sede

por Denise Furlanetto

Evento ocorreu neste domingo, no bairro Santa Terezinha

Foto: Divulgação

Na tarde de domingo, 2/07, após o almoço comemorativo ao Dia Nacional do Bombeiro, com casa cheia no salão do bairro Santa Terezinha, aconteceu o cerimonial de assinatura da Lei Municipal 5.680 de 27 de junho de 2023 que outorga a concessão de uso de imóvel à Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi de parte do lote urbano situado na rua João Missiaggia, bairro Champagne, com área superficial de 2.010 metros quadrados e assinatura do contrato de concessão de Direito Real de Uso de Bem Imóvel.

A concessão de uso será por 20 anos. Acompanharam o ato, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o vice-prefeito Valério Mayer, o presidente do Legislativo, Cassio Fachi, os vereadores, José Bortolini e  Márcia Pederssetti, delegado de polícia Clóvis Rodrigues de Souza, assessores dos deputados Pasin e Marcon, ex-prefeito Ambrósio Chesini,  secretários de Obras, Alex Carniel e Francisco Giordani, festeiros 2023 dos bombeiros e presidente da Voluntersul Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, Anderson Josiel da Rosa.

Após a assinatura da Lei e do Contrato, o presidente dos bombeiros, Jaime Mendanha, anunciou a equipe de voluntários que serão responsáveis pelo projeto da nova sede. A equipe é formada por arquitetas, engenheiro civil, bombeiros e demais integrantes que doarão seus tempos e conhecimento para elaboração do projeto . São eles: Arq.Taise Cercato, Arq. Renata Possebon, Arq Bruna Benini, Arq Katyele Bender, Alex Carniel, Luiz Carlos Rodrigues, Deoclédio Folle, Márcio Saldanha, Diogo Marin, Jaime Mendanha e Engenheiro Civil Gilberto Grossi.

Também Jaime anunciou doações de empresários: Leonir Nicaretta da Modelo Vidros dará todos os vidros que forem projetados para a nova sede; Édson Paniz da Agropaniz doará todo o telhado e o presidente da Cooperativa Agrícola Cairú, Felipe Corbelini fez a entrega de um cheque de R$ 1.947,56 do projeto troco solidário de dois meses arrecadados junto aos clientes dos supermercados em benefício aos bombeiros.

A seguir, o prefeito Sérgio Chesini se pronunciou afirmando que o melhor terreno que o município poderia doar à entidade é esse da Vicente Faraon pelo ponto estratégico para atender as ocorrências. “Lembro aqui da hitória desta Sociedade. Foi em 1986, na administração do então prefeito Leo Antônio Cisilotto, que iniciou a formação dos bombeiros, pela necessidade da realização da Primeira Fenachamp. Depois veio Ambrósio que equipou o primeiro caminhão dos bombeiros. São 43 anos de trabalho e dedicação e cada um de nós pode dar depoimento do quanto esses bombeiros se dedicam à comunidade. Após 43 anos, tenho a honra e orgulho de fazer a cessão de uso desse terreno para realizar o sonho de todos nós de uma sede própria. Frei Aldo Colombo falou na missa que a corporação é uma unanimidade, o que é uma verdade. Esta nova sede receberá os bombeiros, Samu e a Defesa Civil.  Vamos todos juntos construir a melhor e mais equipada sede dos bombeiros voluntário da Serra Gaúcha”, concluiu.

No passado, os bombeiros haviam recebido um terreno nos fundos da Sociedade Rio Branco, próximo à rua André Pedro Koff, com rua Juliano Zorrer uma área íngreme e com topografia difícil para a construção da sede. Essa área já foi devolvida ao município. Também a atual sede que havia sido tornada como bem de interesse público será devolvida ao proprietário com esta decisão sendo revogada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais