Município doa oficialmente o terreno aos bombeiros para construção da nova sede
Evento ocorreu neste domingo, no bairro Santa Terezinha
Na tarde de domingo, 2/07, após o almoço comemorativo ao Dia Nacional do Bombeiro, com casa cheia no salão do bairro Santa Terezinha, aconteceu o cerimonial de assinatura da Lei Municipal 5.680 de 27 de junho de 2023 que outorga a concessão de uso de imóvel à Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi de parte do lote urbano situado na rua João Missiaggia, bairro Champagne, com área superficial de 2.010 metros quadrados e assinatura do contrato de concessão de Direito Real de Uso de Bem Imóvel.
A concessão de uso será por 20 anos. Acompanharam o ato, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o vice-prefeito Valério Mayer, o presidente do Legislativo, Cassio Fachi, os vereadores, José Bortolini e Márcia Pederssetti, delegado de polícia Clóvis Rodrigues de Souza, assessores dos deputados Pasin e Marcon, ex-prefeito Ambrósio Chesini, secretários de Obras, Alex Carniel e Francisco Giordani, festeiros 2023 dos bombeiros e presidente da Voluntersul Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul, Anderson Josiel da Rosa.
Após a assinatura da Lei e do Contrato, o presidente dos bombeiros, Jaime Mendanha, anunciou a equipe de voluntários que serão responsáveis pelo projeto da nova sede. A equipe é formada por arquitetas, engenheiro civil, bombeiros e demais integrantes que doarão seus tempos e conhecimento para elaboração do projeto . São eles: Arq.Taise Cercato, Arq. Renata Possebon, Arq Bruna Benini, Arq Katyele Bender, Alex Carniel, Luiz Carlos Rodrigues, Deoclédio Folle, Márcio Saldanha, Diogo Marin, Jaime Mendanha e Engenheiro Civil Gilberto Grossi.
Também Jaime anunciou doações de empresários: Leonir Nicaretta da Modelo Vidros dará todos os vidros que forem projetados para a nova sede; Édson Paniz da Agropaniz doará todo o telhado e o presidente da Cooperativa Agrícola Cairú, Felipe Corbelini fez a entrega de um cheque de R$ 1.947,56 do projeto troco solidário de dois meses arrecadados junto aos clientes dos supermercados em benefício aos bombeiros.
A seguir, o prefeito Sérgio Chesini se pronunciou afirmando que o melhor terreno que o município poderia doar à entidade é esse da Vicente Faraon pelo ponto estratégico para atender as ocorrências. “Lembro aqui da hitória desta Sociedade. Foi em 1986, na administração do então prefeito Leo Antônio Cisilotto, que iniciou a formação dos bombeiros, pela necessidade da realização da Primeira Fenachamp. Depois veio Ambrósio que equipou o primeiro caminhão dos bombeiros. São 43 anos de trabalho e dedicação e cada um de nós pode dar depoimento do quanto esses bombeiros se dedicam à comunidade. Após 43 anos, tenho a honra e orgulho de fazer a cessão de uso desse terreno para realizar o sonho de todos nós de uma sede própria. Frei Aldo Colombo falou na missa que a corporação é uma unanimidade, o que é uma verdade. Esta nova sede receberá os bombeiros, Samu e a Defesa Civil. Vamos todos juntos construir a melhor e mais equipada sede dos bombeiros voluntário da Serra Gaúcha”, concluiu.
No passado, os bombeiros haviam recebido um terreno nos fundos da Sociedade Rio Branco, próximo à rua André Pedro Koff, com rua Juliano Zorrer uma área íngreme e com topografia difícil para a construção da sede. Essa área já foi devolvida ao município. Também a atual sede que havia sido tornada como bem de interesse público será devolvida ao proprietário com esta decisão sendo revogada.
Comentários