Corsan diz que barragem não apresenta risco de ruptura
Laudo foi encaminhado à Prefeitura de Garibaldi
As tragédias de Mariana e de Brumadinho no estado de Minas Gerais apontam para a necessidade de expor, analisar e discutir a situação das barragens instaladas no Rio Grande do Sul. Das cerca de 24 mil unidades cadastradas pela Agência Nacional de Águas em todo o Brasil, cerca de 10 mil estão em solo gaúcho.
Em Garibaldi, existe a barragem da Corsan que está situada no bairro Três Lagoas e há uma preocupação em caso de rompimento, que poderia causar danos as moradias abaixo da represa.
O prefeito Antônio Cettolin, logo após a tragédia de Brumadinho, no início do ano solicitou à Corsan para que emitisse um laudo sobre a segurança da represa que foi remetido pela companhia durante esta semana. De acordo com Cettolin, a Corsan esclarece que a represa de Garibaldi apresenta segurança, sem risco de ruptura.
Conforme o ofício, as estruturas hidráulicas do sistema, como reservatórios, elevatórias e estação de tratamento, estão em condições adequadas.
Conforme o Plano Municipal de Saneamento Básico de Garibaldi, a Barragem do Arroio Marrecão foi construída em 1957 e ocupa uma área alagada de aproximadamente 9,0 ha.
Comentários