Chefe de cozinha fala sobre introdução de insetos na alimentação
No Brasil, são produzidos de 7 a 10 espécie para consumo
Você já pensou em introduzir insetos a sua alimentação? Essa prática que já existe em alguns países da Europa, no México e turisticamente na China está chegando no Brasil, o chefe Rossano Linassi, por exemplo, já trabalha com a parte teórica e de produção desse alimento. Segundo ele, o país ainda não possui uma legislação específica que trate do assunto, porém, estudos e experimentos ligados ao consumo de insetos já podem ser realizados.
O importante é ter cuidado e realizar o preparo do alimento junto a um profissional que entenda das espécies e das possibilidades de produção. Se feita da forma errada, explica Linassi, a coleta de insetos pode ser até mesmo perigosa, já que existem algumas toxinas e venenos que podem prejudicar a saúde. Dentro das espécies produzidas no Brasil, é possível consumir de 7 a 10 insetos, sendo três tipos de baratas, dois tipos de larvas de besouros, dois tipos de larvas de mosquito, dois tipos de grilos e a tanajura (formiga).
Entre os benefícios desse consumo está a quantidade de proteína presente nos insetos e as facilidades de produção, como menor espaço utilizado e preservação do meio ambiente. O grande desafio, destaca o chefe, é a aceitação da população.
Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!
Comentários