Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Psicologia e Você: onde está o problema dos muitos relacionamentos amorosos frustrados?

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

A psicóloga Rukaya Aresi Hasan faz uma reflexão sobre o tema e explica que resultados diferentes não podem ser obtidos quando as atitudes são sempre as mesmas

Foto: Ilustrativa

No programa "Psicologia e Você" desta semana a psicóloga Rukaya Aresi Hasan, fez uma reflexão sobre pessoas que têm um relacionamento frustrado atrás do outro.

E para discutir sobre este tema, ela compartilhou algumas ideias do também psicólogo Renan Sargiani, que aponta que o problema, na verdade, pode estar em você.

“Não é muito difícil encontrar um namorado ou namorada que seja bonzinho no começo, mas que com o tempo, passa a ser um aborrecimento tão grande que a única solução é terminar, não é mesmo?

Mas, a grande questão é que os parceiros problemáticos parecem vir em bandos, e depois de um, você se depara com outro, e mais outro e assim por diante. E aí eu te pergunto: o que todos esses relacionamentos frustrados têm em comum? A resposta é simples: VOCÊ!

Muitas vezes, a gente ouve histórias sobre problemas de relacionamentos amorosos de diferentes pessoas, mas que tem traços tão semelhantes que começam a parecer que é a mesma história. Mudam-se os rostos, as pessoas, os nomes, mas parece que sempre são os mesmos problemas.

A verdade é que, quando as mesmas falhas se repetem muitas (e muitas) vezes em nossa trajetória, talvez o problema esteja em nós mesmos. É preciso avaliar a nossa própria vida. Se você tem um histórico de relações ruins, que parecem ser todas iguais, pergunte-se sobre o que pode estar acontecendo de semelhante nesses casos.

É difícil assumir que nós mesmos podemos ser os grandes responsáveis pelo fim de um relacionamento, ou até mesmo de vários. Mas a verdade, é que você deve ter se questionado e talvez chegado à mesma conclusão, e percebido que as coisas acabam sempre da mesma forma. Se todas as relações começam boas, mas com o tempo vão se amargurando/ mudando e tomam o mesmo fim, é preciso investigar o que há de errado.

Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, é meio difícil acreditar que você tenha o talento de escolher 3, 4 ou 10 namorados que sejam completamente iguais. Aliás, ainda que essa façanha fosse possível, o problema estaria no seu gosto, afinal, quem escolhe é você!

Assumir que você também tem responsabilidade por essas escolhas é um dos primeiros passos para superar esse tipo de situação. Mas e o que fazer então? Como quebrar esse ciclo de relações frustradas?

A questão que eu coloco é pra que você reflita sobre suas próprias atitudes, reflita sobre quais são as ações que você toma em seus relacionamentos, como elas podem estar na origem de alguns problemas? O que você pode fazer de diferente para que o mesmo fim não se repita?

Mas acalme-se, porque a culpa também não é somente sua! Na verdade, não estamos falando de um culpado aqui, estamos falando sobre como você deve buscar reconhecer as origens de seus relacionamentos e ver quais atitudes você pode mudar para melhorar suas futuras relações.

Lembre-se também que para existir uma relação é preciso existir duas pessoas, ou seja, uma troca entre ambos. Portanto, os dois devem ter o seu papel na forma como conduzem o relacionamento.

Aliás, é importante dizer que não existe certo ou errado. O melhor a ser dito é que você encontre alguém que erre e que acerte junto com você, ou seja, em que haja espaço para ambos construírem o futuro desta relação.

Não estamos falando sobre procurar culpados, mas sim em tomar consciência dos nossos próprios hábitos, para que possamos avaliar o que de fato estamos fazendo, quais resultados estamos tendo, e se queremos ou não obter os mesmos desfechos. Se for pra mudar o mundo, que cada um comece mudando a si mesmo”.

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais