Márcio Sabei conta sobre a experiência de viver na Europa
O quarto entrevistado do quadro Garibaldenses Pelo Mundo já morou na Inglaterra, Itália e agora vive na capital da Irlanda, Dublin
Foto: Arquivo Pessoal/ Facebook
Marcio Sabei, 33 anos, é mais um garibaldense que vive em solo europeu. Ele já morou na Inglaterra, na Itália e agora vive na capital da Irlanda, Dublin, e foi o quarto convidado do quadro "Garibaldenses pelo Mundo".
Com 21 anos e com o convite de amigos que já estavam na Inglaterra e relatavam boas experiências, decidiu ir também. Partiu com uma mala, uma mochila e o violão. Este foi o seu patrimônio para a viagem de muitas aventuras, descobertas e desafios. Tudo era novo pra ele. Nunca havia viajado de avião e também não sabia inglês. Contou com os amigos que lhe auxiliaram e o seu primeiro compromisso foi fazer um curso de inglês para conseguir se comunicar. “O mundo é grande, mas é pequeno ao mesmo tempo, quando se conta com amigos”, diz Márcio.
A. primeira dica para quem sonha com uma experiência no exterior, diz Sabei, é ter o conhecimento de pelo menos duas línguas: inglês e espanhol.
Regressou a Garibaldi e depois voltou a Itália e pela sua descendência conseguiu a cidadania italiana, o que facilitou o seu trânsito pela Europa e até a conquista de um emprego.
Na Itália, região do Vêneto, permaneceu por três anos. Atualmente está na Irlanda que é único país da Europa que está abrindo as portas para brasileiros estudarem inglês e ao mesmo tempo trabalharem.
Márcio trabalha no ramo de distribuição de medicamentos. Em outros países como a Inglaterra, depois dos últimos atentados, ficou muito mais difícil um estrangeiro conseguir um emprego. No centro de Dublin é possível se cruzar com muitos brasileiros.
Na Irlanda tem muitos pubs, cheios de histórias, tradição, cerveja e culinária típica. Assim como toda a Europa, o hábito dos irlandeses é de fazer uso de bicicleta para se deslocar de um lado para outro.
Durante o bate-papo, Márcio que mesmo distante está em contato com os familiares em Garibaldi. Também está sempre buscando se atualizar sobre o Brasil e fica muito triste com essas divulgações de tanta corrupção que jornais do mundo todo estão publicando, pois quem sai do país não corta relações de um amor a sua terra Natal. Ele espera que todas essas denúncias sejam apuradas e que o Brasil volte ao progresso. De Garibaldi, sente saudades também da sapeca de pinhão e o esqui que não existe mais.
A ilha irlandesa está dividida em dois países: A República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Enquanto a República da Irlanda, cuja capital é Dublin, é independente desde 1921, a Irlanda do Norte e sua capital Belfast, compõe o Reino Unido e pertencem à Inglaterra. Na Irlanda do Norte, podem-se ver bandeiras tanto do Reino Unido quanto da Irlanda do Norte e a moeda utilizada é a Libra Esterlina e não o Euro, utilizado na República da Irlanda.
Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".
Comentários