Psicologia e Você: por que fazer psicoterapia?
Acompanhe todas as terças-feiras os comentários com a psicóloga Rukaya Aresi Hasan
No Psicologia e Você desta terça-feira, 30/01, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan deu sequência à série de programas sobre o Janeiro Branco, fazendo uma reflexão sobre a psicoterapia por meio do texto da psicóloga Audrey Leme.
Muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é assumir-se “louco”, quando na verdade buscar terapia é um ato de coragem de pessoas humanas, que desejam adquirir autoconhecimento, melhorar suas relações ou compreender seus sentimentos. Ou você, sendo (uma pessoa que podemos chamar de) “normal”, nunca se sentiu angustiado, ansioso, confuso, culpado, perdido ou sobrecarregado?
Todos esses sintomas que envolvem ansiedades, compulsões, estresse, depressões e fobias podem ser tratados pela psicoterapia. Tudo isso, além, claro, de problemas de relacionamento, frustrações com a vida pessoal, familiar, profissional e até mesmo perdas, dificuldades de adaptação e aprendizagem, entre tantas outras.
Durante a psicoterapia, o papel do psicólogo é conduzir você a um processo de autoconhecimento, pra que você possa olhar-se de frente e se expressar na sua singularidade, considerando que os seus sintomas podem ser compreendidos a partir de suas experiências de vida, de seus vínculos afetivos e de suas relações consigo e com o mundo. Portanto, fazer psicoterapia é realizar um investimento em você e na sua qualidade de vida.
Acompanhe o programa completo no link, “Ouça a Notícia”.
Comentários