Um peregrino nos passos de Jesus: leite em Israel
Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti
Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quarta-feira, 29/03, com Frei Clemente Dotti:
"Antes de começar a falar do leite em Israel, vamos ver como viviam os nômades antes de existir realmente o estado. O povo vivia criando só ovelhas e cabras, pois necessitada de menos pasto para crescer e dar leite, para o consumo e carne para o alimento.
Quando se lê no evangelho que o Pastor conhece suas ovelhas e elas conhecem o seu pastor, ao ver como se comportam os beduínos entendemos como viviam os seus antepassados. Existem muitos assentamentos de beduínos que vivem praticamente da criação de ovelhas e cabras. É verdade que os homens vão à cidade fazer seus negócios, mas em casa as mulheres tomam conta do sustento da família, evidentemente como auxílio de suas crianças.
Em uma visita que fiz a uma desses assentamentos vi que as ovelhas de várias famílias são colocadas dentro de um cercado para passar a noite e proteger-se dos animais selvagens. Ao amanhecer o pastor sai e chama as suas ovelhas e vão pelos campos. Pela manhã levam os animais pelo lado oposto do nascer do sol. É que a noite cai um orvalho espesso e faz crescer uma pequena erva, muito fina e com o sol seca. De manhã, pastam erva verde e de tarde a erva seca do outro lado do monte.
Eu vi de manhã um menino montando num burrinho à frente e todos os animais seguiam atrás. À noite o burrinho também ia à frente, mas o pastor atrás, a pé, para cuidar que não se perdesse algum animal.
Hoje, Israel é um grande produtor de leite de vaca. Com o advento das primeiras levas de judeus que voltaram à sua terra se aglomeravam em torno de um Kibutz, e começaram a criar gado vacum. Agora com irrigação conseguiram plantar pasto e as vacas são completamente confinadas. Hoje são 125 mil vacas leiteiras. A carne continua muito restrita, mas o leite está sempre presente no café de todos os dias.
Como vi a produção de leite
O café da manhã é abundante. Existem mais de 30 tipos de produtos lácteos na mesa comum nos hotéis em Israel. Cada produto o mais vistoso que outro, e todos muitos gostosos. Desde queijos até o leite em natura. Há 5 anos passados o leite matinal era frio. Hoje para satisfazer os turistas o leite para o café é quente.
Entramos em kibutz que tem estábulos com vacas leiteiras. As vacas não são muito diferentes que as nossas vacas holandesas. São todas confinadas.
Comentários