Psicologia e Você: como lidar com o ciúme em excesso?
Acompanhe todas as terças-feiras os comentários da psicóloga Rukaya Aresi Hasan
No programa Psicologia e Você desta terça-feira, 28/11, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan explicou como lidar com o ciúme em excesso.
Conforme a psicóloga, o ciúme é um sentimento natural. De forma equilibrada, o ciúme é aquele tempero a mais em qualquer relação; mas quando de forma exagerada, quase sempre, é o motivo de brigas e términos de relacionamentos.
Baseada no texto da psicóloga Juliana Lima Faustino, Rukaya o por quê para algumas pessoas é tão difícil controlar o ciúme. Primeiramente, temos que compreender que todos nós possuímos modelos de comportamentos, além das experiências de vida que vão moldando a forma como percebemos o mundo a nossa volta. Dessa forma, algumas pessoas aprendem que precisam ter o controle do outro para que ele não vá embora – essas são pessoas inseguras, que não conseguem confiar, pois elas precisam ter o controle em suas mãos.
O ciúme excessivo tem a ver com insegurança, um medo descontrolado que leva uma pessoa a viver em função do outro, em que tudo passa a girar em torno da vida do outro. As consequências deste comportamento são que, além de perder sua própria individualidade, pessoas muito ciumentas invadem a individualidade da outra pessoa, e na tentativa de manter o controle da vida do outro, chegam ao extremo de ter atitudes exageradas – como vasculhar objetos pessoais e celular, ligar várias vezes pra saber o que o parceiro está fazendo, mexer nos objetos que pertencem ao outro, e muito mais.
Pra refletir sobre seu grau de ciúme, pense no quanto você vive em função de alguma coisa ou de alguém. Será que você está investindo toda sua energia no outro? O quanto você está se dedicado unicamente ao outro? Se você sente que não possui autocontrole, você precisa dar um novo significado pra sua vida. Aprender a lidar com o ciúme é um trabalho de cuidar de si mesmo.
Acompanhe o programa completo no link, “Escute a Notícia”.
Comentários