Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Pensando Bem: povo de Deus a caminho

por Lilian Donadelli

Acompanhe todas as segundas-feiras os comentários de Frei Aldo Colombo

Foto: Lilian Donadelli

Confira o programa Pensando Bem desta segunda-feira, 26/03, com Frei Aldo Colombo: 

"Por sugestão da Conferência Nacional dos Bispos, o ano de 2018 é dedicado aos leigos. Caminhando em sintonia com a Igreja que está no Brasil, a paróquia São Pedro escolheu o seu lema para a caminhada pastoral deste ano: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. O anúncio oficial será feito neste domingo na solene Procissão de Ramos.

O objetivo é celebrar a presença e a organização dos leigos e leigas no Brasil, aprofundando sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na Sociedade. “ Vós sois sal da terra e luz do mundo”, proclama Jesus. ( Mt 5,13 )

O termo leigo vem do grego laós, que significa povo. Por uma circunstância histórica, o termo leigo passou a figurar negativamente: leigo é aquele que não sabe, que não entende de um assunto. Quando o Cristianismo foi assumido pelo Império Romano, muitos receberam o batismo sem um processo de conversão. Era a multidão dos que não sabiam, era o povo leigo.

Outra circunstância histórica deixou o leigo na sombra. Martinho Lutero, em 1517, divulgou as 95 teses que fundamentavam sua proposta de Reforma na Igreja. Muitos ficaram confusos e a Igreja romana convocou o Concílio de Trento - 1563 – para legislar e esclarecer as dúvidas. Tanto Lutero como Trento trabalharam propostas teológicas. Trento apostou nos sacerdotes – que sabiam teologia – para as reformas necessárias.

A reforma tridentina produziu bons resultados, mas esgotou-se, depois de 400 anos. Coube ao Vaticano II fazer um chamamento aos leigos. E isto a partir da definição de Igreja: Povo de Deus. Trento preferia Exército de Cristo. A decisão significou a reabilitação, a maioridade do leigo, surgindo também os ministérios não ordenados.

O documento de Puebla - 1979 - interpretando para a América o Vaticano II, proclama : “Os leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo: homens e mulheres o mundo no coração da Igreja” ( Puebla 786)

Em função do Batismo, o leigo adquire o direito e o dever de uma participação ativa na Igreja, mesmo na área das decisões. Leigos são as pedras vivas da Igreja consagrados pelo Batismo para construir, com os presbíteros a missão espiritual, e, especificamente, como construtores do Reino Temporal.”

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais