Psicologia e Você: os desejos para um Ano Novo!
Acompanhe todas as terças-feiras os comentários da psicóloga Rukaya Aresi Hasan
No programa Psicologia e Você desta terça-feira, 26/12, a psicóloga Rukaya Aresi Hasan fez uma reflexão sobre os desejos e anseios para um ano realmente novo, com o texto da psicóloga Tatiane Mosso.
“Então, mais um ano se inicia, e a ele confiamos nossos sonhos e expectativas de que tudo será diferente. Será? Quando um novo ano é anunciado pela queima de fogos de artifício, estouro de garrafas de espumante ou com as boas-vindas verbalizadas por meio da contagem regressiva feita por repórteres de canais televisivos, é como se nós fôssemos transformados. A mudança do calendário passa a ser o momento em que nossas esperanças são renovadas. O desejo de realizar nossos sonhos fica ainda mais fervoroso e muitos planos e metas são traçados. E para possibilitar que o novo ano seja tão bom quanto o que terminou, ou que seja ainda melhor, muitos recorrem às chamadas simpatias.
Para muitos, pensar o futuro é só o que importa. Para outros, refletir sobre o que passou, ou tentar entender por que algumas coisas não saíram como planejado, faz parte do fechamento de contas consigo mesmo e com o ano velho, dando espaço pra novos sonhos.
Sonhamos o tempo todo e somos movidos por nossos sonhos, por isso é muito importante que no momento de planejar um novo ciclo possamos refletir sobre o que de fato sonhamos. O que desejamos sinceramente? Assim, certamente teremos motivação para buscar a realização dos nossos sonhos e desejos. Frequentemente nos chateamos e lamentamos por não conseguir realizar algo – como emagrecer, parar de fumar, mudar de emprego ou de casa, iniciar um novo projeto ou um curso. Mas será que, de verdade, era mesmo esse um dos nossos desejos?
O final de um ano é certamente um dos grandes marcos simbólicos, é o momento de renovação e de transformação, é o simbolismo do encerramento de um ciclo. Para que um ciclo novo comece é preciso que o anterior termine, e é justamente essa abertura pro novo que se espera de um novo ano, Tudo poderá ser diferente, desde que você também não seja mais o mesmo!”.
Acompanhe o programa completo no link, “Escute a Notícia”.
Comentários