Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Você tem o dever de ser feliz

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

No programa Pensando Bem, Frei Aldo Colombo explica que a felicidade é um modo de caminhar

Foto: Ilustrativa

Nesta segunda-feira, 25/07, no programa Pensando Bem, Frei Aldo Colombo faz uma reflexão sobre os vários fatores que podem no tornar pessoas infelizes na caminhada da vida:

"Ser feliz é a mais universal das vocações. Desde que nascemos até o último suspiro procuramos, sem cessar, a felicidade. Sábios e iletrados, velhos e jovens, homens e mulheres, habitantes de qualquer parte do mundo, todos querem ser felizes. Mesmo assim, é preciso admitir que muitos não são felizes, ou para sermos mais exatos, são infelizes. Ser feliz não é questão de loteria ou sorte. Felicidade é um modo de caminhar. Este modo de caminhar não exclui dificuldades e sofrimentos. Algumas normas ajudam à maturidade, ao equilíbrio, ajudam a melhorar a autoimagem e espantam situações que roubam, em parte, nossa felicidade.

Ou tudo ou nada. É o caso de quem acha que o mundo é preto ou branco, sem tons intermediários. Um exemplo: você falha num ponto qualquer e generaliza: comigo nada dá certo.

O filtro mental. É um processo maligno usado para ignorar nove coisas boas que acontecem e sofrer por aquela que não deu certo. Você vê um pontinho negro e ignora a parede branca.

O saldo negativo. È a atitude daquele que vive inventando desculpas para não se dar nenhum crédito e achar que seus esforços, sua inteligência e sua vontade são insuficientes. Em outras palavras: você é um perdedor.

Conclusões apressadas. Você acha que ninguém vai com sua cara e que suas iniciativas sempre dão errado. Quando algo dá certo explica: até uma galinha cega pode encontrar um grão de milho.

Mania de grandeza. É no pior sentido, no sentido inverso. É achar que ninguém tem problemas e debilidades maiores que as suas. Ninguém é tão ruim e desastrado quanto você!

Reações emocionais. Uma pessoa que não se ama, que se despreza, tende achar que os outros também são assim, isto é, chatas, injustas e sem graça.

A inadequação. Um sintoma disso é quando a pessoa vive dizendo: escolhi a pior profissão, eu deveria ter sido outra coisa. Agora, minha vida não tem mais conserto.

Os falsos rótulos. Não há motivo para achar que você é um idiota completo sempre que comete um erro. Por vezes, este erro nem é notado pelos outros ou logo é esquecido. De resto, não existe o idiota perfeito!

O excesso de culpa. Não se preocupe por coisas que não estão sob seu controle. Entenda que não tem nada a ver com a maioria das coisas negativas que acontecem com seus familiares e amigos.

Cultivar amarguras. È a atitude daquele que vive remoendo os sofrimentos de ontem. Jogue fora seu passado, seu pessimismo. A felicidade está onde você a coloca. Coloque-a onde você está. Ame-se e seja feliz hoje".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais