Pensando Bem: No jogo da vida
Acompanhe o programa semanal do Frei Aldo Colombo
A vida se presta para muitas comparações. A vida é um grande jogo. Poeta e bispo, Dom Aquino Correa escrevia: “ É uma luta renhida, entre as equipes do Bem e do Mal, nosso coração é a bola batida, por um ou por outro rival”.
Todo o jogo tem regras fixas, contudo não se joga em função das regras, mas são elas que estão em função do jogo. A vida é um jogo e tem regras próprias. Há quem tente jogar sem regras, tentando levar vantagem. Ele será o primeiro a sofrer as penalizações. O jogo da vida é uma partida única, não será possível recuperar o prejuízo. Quando soar o apito final, vale o resultado da partida.
Este jogo exige um treinamento contínuo, isto para estar preparado para os grandes lances. O treinamento envolve toda a vida e a vida toda. É bom lembrar quem você não joga sozinho; faz parte de uma equipe. Os que estão ao teu lado esperam tua ajuda e te auxiliam, sobretudo, nos momentos difíceis. Algumas modalidades esportivas possibilitam paradas. É um momento de reflexão sobre as falhas cometidas e para estudar novas estratégias. Esta parada é importante nas horas difíceis. Depois, com clareza, colocar a bola no meio do campo e recomeçar o jogo.
No jogo da vida é importante a solidariedade, o companheirismo. Você não pretende derrotar inimigos. É preciso derrotar o próprio medo e também a confiança excessiva. Páre, lembre as recomendações do seu Treinador.
Por vezes, a partida foi muito mal. Parece impossível reverter o resultado. No jogo da vida, todas as possibilidades se fazem presentes. A cada momento você pode “virar o jogo”. O Evangelho fala de um mau jogador, sendo crucificado ao lado de Cristo. Em minutos transformou a derrota em incrível vitória. “Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino, pediu. Jesus respondeu: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso ( Lc 23,43)
Algumas recomendações finais. O jogo da vida não tem prazo fixo; pode terminar a qualquer momento e sem prorrogação. Você não é simpatizante, torcedor, mas atleta deste jogo. A avaliação final não levará em conta os números, mas quererá saber se você lutou, se deu o melhor de si mesmo. Ai você escutará: recebe como recompensa a alegria definitiva. (Mt 25,22)
Frei Aldo Colomb
Acompanhe o programa na íntegra no link: escute a notícia.
Comentários